SóProvas


ID
2232532
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cuja sintomatologia clínica depende de seu estágio de evolução no homem. A fase aguda pode ser assintomática ou apresentar-se como dermatite cercariana, caracterizada por micropápulas eritematosas e pruriginosas, até cinco dias após a infecção. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A Identificação e tratamentos dos portadores de S. mansoni, por meio de inquéritos coproscópios a cada dois anos deve fazer parte da programação de trabalho das secretarias municipais de saúde das áreas endêmicas.
II. Os hospedeiros intermediários devem ser identificados através de pesquisa de coleções hídricas para determinação do seu potencial de transmissão e medidas de saneamento ambiental.
III. O saneamento ambiental cria condições que reduzem a proliferação e a contaminação dos hospedeiros intermediários, os nematódeos infectados. 

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Na Esquitossomose o hospedeiro intermediário é o caramujo do gênero Biomphalaria

  • O S. mansoni é um platelminto!
  • o saneamento não impedi a proliferação do caramujo!

     

  • Gabarito A.

    .

    esquistossomo ou chistossoma (Schistosoma mansoni ou Shistosoma americanum) é um platelminto da classe trematóide causador da esquistossomose, uma verminose bastante perigosa e comum em áreas com saneamento precário.

    .

    Quanto ao caramujo, Biomphalaria:

    Reino:Animalia

    Filo:Mollusca

    Classe:Gastropoda

    Ordem:Basommatophora

    Família:Planorbidae

    Género:Biomphalaria