SóProvas


ID
2233264
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A arte de imitar está muito afastada da verdade, sendo que por isso mesmo dá a impressão de poder fazer tudo, por só atingir parte mínima de cada coisa, simples simulacro. O pintor, digamos, é capaz de pintar um sapateiro, um carpinteiro ou qualquer outro artesão, sem conhecer absolutamente nada das respectivas profissões. No entanto, se for bom pintor, com o retrato de um carpinteiro, mostrado de longe, conseguirá enganar pelo menos crianças ou pessoas simples e levá-las a imaginar que se trata de um carpinteiro de verdade.

(PLATÃO. A República (Livro X). In: MARÇAL, Jairo (org.). Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009. p. 558.)


Sobre a relação entre arte e verdade, assinale a alternativa correta, segundo o pensamento platônico.

Alternativas
Comentários
  • Quais são esses três graus?

  • Existe a verdade (primeiro degrau).

    Existe o mundo sensível, que o objeto do mundo sensível (segundo degrau);

    e, como a arte seria uma cópia da cópia (uma escultura, por exemplo), ela seria o terceiro degrau.

  • qual o erro da B?

  • O erro da b está na afirmação que a arte seria uma representação das ideias (mundo inteligível ou das ideias), o que não é verdade. A arte é a imitação da imitação das ideias, isto é, a arte é apenas uma imitação daquilo que criamos no mundo sensível como reflexo do real no mundo inteligível. Existe o conceito de cadeira no mundo das ideias, é a cadeira (verdade imutável, universal, eterna, invariável), a construção de uma cadeira no mundo sensível é uma imitação da ideia. A pintura seria a imitação da imitação, portanto, desnecessária e inútil.