SóProvas


ID
2233288
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Vemos que as coisas que não têm inteligência, como, por exemplo, os corpos naturais, agem para uma finalidade, o que se mostra pelo fato de sempre ou frequentemente agirem da mesma forma, para conseguirem o máximo, donde se segue que não é por acaso, mas intencionalmente, que atingem seu objetivo. As coisas, entretanto, que não têm inteligência só podem procurar um objetivo dirigidas por alguém que conhece e é inteligente, como a flecha dirigida pelo arqueiro. Logo, existe algum ser inteligente que ordena todas as coisas da natureza para seu correspondente objetivo: a este ser chamamos Deus.

(AQUINO, Tomás de. Suma Teológica (I, Questão 2). In: MARCONDES, Danilo (org.). Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007, p. 71.)

Ao elaborar a quinta via racional da existência de Deus, Tomás de Aquino

Alternativas
Comentários
  • Tomas na escolástica buscava aumentar argumentos para provar a existência divina, utilizando fé e razão( influência aristotélica).

  • As contribuições de Aquilo ao cristianismo podem ser exemplificadas ao momento histórico em que se passa - Baixa Idade Média, sobretudo, o período das Cruzadas -, pois, o contato do ocidente com o oriente possibilitou uma série de questionamentos sobre os dogmas impostos pela Igreja católica. Dessa forma, houve-se a necessidade de justificar, através das 5 vias/ argumentos, proposto por Aquino, em que se "comprovava" a existência de Deus, e, portanto, conciliar a fé e a razão, com embasamento nas ideias de Aristóteles. "Conhecer para crer", colocando a fé e a razão em distância quase que equivalente, e tornando o mundo sensível capaz de gerar conhecimento para entender a fé cristã e a existência de Deus.