SóProvas


ID
2233306
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Tudo aquilo que se infere de um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, infere-se também do tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida pela sua própria força e pela sua própria invenção. Numa tal condição (...) não há sociedade; e o que é pior do que tudo, um medo contínuo e perigo de morte violenta. E a vida do homem é solitária, miserável, sórdida, brutal e curta.

(HOBBES, Leviatã, I, XIII. In: MARÇAL, Jairo (org.). Antologia de textos filosóficos. Curitiba:SEED,2009.)


De acordo com o texto e o pensamento de Hobbes, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra b.

     

  • Hobbes acreditava em um "estado de natureza", nesse estado o homem compete por comodidade e prazer, por tal competição ele não hesita em prejudicar terceiros, com isso o estado de natureza se torna um estado de guerra generalizada de todos contra todos. Desse modo, a única maneira de cessar esse estado de guerra é a presença de um estado que possua poder absoluto, para garantir a segurança e a liberdade de cada indivíduo.

  • O homem PAra Hobbes é mau por natureza. Hobbes Defendia o fato de que nao poderia existir a liberdade plena do homem + homem é o lobo do homem, pois isso geraria o caos. Para isso foi necessario a existencia de um contrato para a proteçao da vida, sendo necessario mexer na liberdade plena do homem. É elegido um representante (monarca) que vai ser o guardião das leis, o Estado. 

  • Para Hobbes, enquando não existisse um Estado que governasse e ditasse as normas a serem seguidas pelo povo não haveria justiça, pois não nesse caso não existiria um poder para dizer o que é justo e o que não é.