SóProvas


ID
2233711
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Inhapi - AL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Amo-te com ternura, com saudade, com indignação e com ódio. Confesso-te honestamente o que sou. Se te não agradam sentimentos tão excessivos, mata-me. Mas não me mates logo: mata-me devagar, deitando veneno no que me escreveres. Provavelmente sabes fazê-lo. Não devias ser como és.

                                                                   RAMOS, Graciliano. Cartas. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011, p. 117.  


No trecho sublinhado,  

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

     

    O sentido denotativo é também conhecido como sentido próprio ou literal e o sentido conotativo é também conhecido como sentido figurado.

  • Gabarito letra A.

     

    A e B: O sentido conotativo é o sentido figurado, aquele no qual não se usam os termos em seu sentido original. Já o sentido denotativo é o que mostra o sentido real.

    Ex: Allan lavou a alma ao fazer aquele gol. (A expressão está no sentido conotativo, porque allan se sentiu aliviado ao fazer o gol)

    Ex: A água lavou a sujeira do corpo do jogador após o jogo. (A expressão está no sentido denotativo, o sentido próprio do termo)

     

    C e D: O sentido comum do verbo "deitar" é o de colocar-se na posição horizontal com a finalidade de dormir ou de tirar um cochilo. O sentido empregado no texto é figurativo, porque não se colocará veneno de verdade nas palavras, mas estas serão utilizadas com a intenção de causar um dano emocional no leitor. Veneno, portanto, não assume seu sentido original.

     

    E: A conjunção "mas" é utilizada para dar sentido a duas frases que são independentes entre si. Logo, a conjunção não é subordinada, mas sim coordenada, porque coordena o sentido do texto juntando duas orações independentes (orações que por si só já fariam sentido). No caso do texto, a conjunção "mas" liga corretamente o período anterior "se não agradas... mate-me", ao seguinte, que faz referência ao modo como o autor do texto deseja ser morto "mas... mata-me devagar..."

  • ''deitando veneno no que me escreveres''. = Escreverá para ele palavras que o deixarão triste.

    A

  • GABARITO: LETRA A

    Conotativo é o sentido que damos a uma palavra em função de seu contexto, que não corresponde ao seu significado literal. Quando, por exemplo, diz-se de alguém que está "morto de cansaço" sabemos que a pessoa não faleceu efetivamente. A expressão amplia o sentido da palavra e traz mais dramaticidade do que apenas "estar muito cansado".

    O sentido conotativo, também chamado de conotação, é parte da chamada linguagem figurada em Língua Portuguesa. É um recurso muito explorado pela literatura, para dar mais expressividade às palavras e ampliar seus significados.

    FONTE: SIGNIFICADOS.COM.BR