Ciclo de vida do Plasmodium no mosquito
1. Hospedeiro humano infectado é picado por um Anopheles, ingerindo o plasmodium em suas diversas formas, porém a única forma que se desenvolve no mosquito são as formas sexuadas, conhecidas como GAMETÓCITOS.
2. Ao atravessar o TGI do mosquito, os gametas se desenvolvem em microgametas (masculino) e macrogametas (feminino), que se unem formando um OOCINETO.
3. O oocineto se aloja nas paredes do TGI, desenvolvendo-se na forma de OOCISTOS, que promovem uma multiplicação intracelular e posteriormente libera centenas de ESPOROZOÍTOS.
4. Os esporozoítos migram para as glândulas salivares dos mosquitos e lá se alojam, sendo liberados na corrente do hospedeiro humano no seu próximo repasto, infectando-o.
Ciclo de vida do Plasmodium no homem
1. Ao entrar na corrente sanguínea, os esporozoítos migram para o fígado, adentram os hepatócitos e se transformam em CRIPTOZOÍTOS.
2. Os criptozoítos iniciam a divisão celular, e agora passam a ser definidos como ESQUIZONTES. Após amadurecimento, passam a ser chamados de MEROZOÍTOS.
3. Os hepatócitos são rompidos e os merozoítos liberados na corrente sanguínea, atingindo as hemácias e infectando-as, reiniciando o ciclo de reprodução assexuada do Plasmodium.
4. Alguns merozoítos podem diferenciar-se em gametócitos, que infectarão o mosquito quando do seu repasto, reiniciando o ciclo total.