SóProvas


ID
2236555
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Nos anos 1990, verificou-se que o rio Potomac, situado no estado norte-americano de Maryland, tinha, em parte de seu curso, águas extremamente ácidas por receber um efluente de uma mina de carvão desativada, o qual continha ácido sulfúrico (H2SO4). Essa água, embora límpida, era desprovida de vida. Alguns quilômetros adiante, instalou-se uma fábrica de papel e celulose que emprega hidróxido de sódio (NaOH) e carbonato de sódio (Na2CO3) em seus processos. Em pouco tempo, observou-se que, a partir do ponto em que a fábrica lança seus rejeitos no rio, a vida aquática voltou a florescer.

HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2012 (adaptado).

A explicação para o retorno da vida aquática nesse rio é a

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    -----------------------------

     

    Reação de neutralização entre o ácido exposto na questão e a base, formando sal e água! (Gabriel Barroca)

  • achei tão óbvia que me deu medo

  • Tive a mesma sensação, Liliane. Kkkkkk

  • Letra D

    A presença de ácido sulfúrico na água do rio provoca redução de PH, tornando o meio aquático inapropriado para a sobrevivência das espécies. A adição do hidróxido de sódio (NaOH) e do carbonato de sódio (NaCO3) no leito do rio promove uma neutralização do ácido sulfúrico (H2SO4), causando uma redução de acidez, inicialmente existente nas águas do rio. A partir dai, a vida aquática volta a ser viável.

  • Conceito básico de Química Inorgânica: como o NaOH é uma base, esse composto foi capaz de reduzir a acidez do rio, sendo uma reação de neutralização do ácido.

  • Não poderia ser a 'C' porque a estabilização do efluente não ocorreu por meio de organismo biológico, mas sim por neutralização do Ph, uma reação química

  • o enunciado já da a resposta