-
C) Likert continuou a desenvolver estudos sobre liderança. Ele aprofundou conceito e abordagem no entendimento desse tipo de comportamento. Era defensor da gestão participativa, ou seja, defendia que a gestão eficaz é fortemente orientada para subordinados, apoiando-se na comunicação para que exista maior concentração de ideias e de objetivos.
Ele propôs quatro tipos de liderança, baseados no estilo de autoridade do líder. Essa abordagem ficou conhecida como os quatro estilos de Likert, Sistemas Gerenciais de Likert ou Sistemas 4 de Likert.
O sistema proposto pelo autor possui quatro variáveis: processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições.
-
Segundo Likert (1961), os estilos de lideranças podem ser classificados da seguinte forma:
Sistema Autoritário Coercivo: autocrático, fortemente arbitrário e que organiza e controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização, são usadas ameaças e punições, a comunicação é rara e o trabalho de grupo é inexistente. Verifica-se geralmente em organizações de mão-de-obra intensiva e não especializada e com pouca tecnologia.
Sistema Autoritário Benevolente: autoritário e impositivo mas mais condescendente e menos rígido que o Sistema I; neste sistema existe já alguma consulta e delegação e, a par das ameaças, existem também recompensas. As consequências são semelhantes às do Sistema Autoritário Coercivo, embora menos intensas. Acontece em organizações industriais com alguma tecnologia e mão-de-obra mais especializada.
Sistema Consultivo: mais participativo e com menor arbitrariedade organizacional; os objetivos e as tarefas são discutidas previamente, existe alguma comunicação de baixo para cima e existe algum encorajamento do trabalho de grupo. Permite alguma segurança coletiva e motivação dos trabalhadores, tornando-se, contudo, mais moroso que os anteriores. Usualmente empregue em empresas de serviços e em algumas áreas de empresas industriais mais organizadas.
Sistema Participativo: democrático, onde todos participam democraticamente na tomada de decisões; existe boa comunicação em todos os sentidos e atinge-se um bom nível de motivação. Das principais consequências destacam-se o sentimento de segurança coletiva e de interdependência e uma maior motivação, podendo, contudo, o processo de decisão tornar-se mais demorado. Localizada em empresas de elevada tecnologia e pessoal especializado, onde os profissionais desenvolvem atividades complexas.
-
Likert classifica a liderança em dois tipos:
Centrada na tarefa (ou no serviço) – job centered
Foco na execução da tarefa e com seus resultados, lembra a teoria X de Mcgregor. É típico de organizações ou unidades que concentram pessoas em cargos desenhados segundo o modelo clássico, de maneira padronizada e isolada. Demonstra alta preocupação com os métodos pré-estabelecidos e os recursos disponíveis.
As pesquisas demonstram que a curto prazo podem até trazer melhores resultados quanto a eficiência e produtividade, mas isso não se perpetua. Gera-se uma situação de alta pressão que desencadeia atitudes desfavoráveis das pessoas para com o trabalho. A longo prazo resulta em insatisfação, alta rotatividade de subordinados, maior absenteísmo e desperdício, assim como um menor ritmo de trabalho.Quanto maior a sensação de conflito, menos o nível de produção.
As características desse tipo de líder são:
Planeja e define como será feito o trabalho.
Atribui responsabilidades pela tarefa
Defini claramente os padrões de trabalho
Monitora resultados do desempenho
Focaliza a produtividade e a qualidade
Centrada na pessoa (ou no subordinado) – employee centered
Foco nos aspectos humanos do humanos dos subordinados, preocupando-se em manter a equipe atuante, com maior participação nas decisões, sem cuidar do nível de desempenho desejado. Preocupa-se mais com as metas do que com os métodos e lembra a teoria Y de Mcgregor.
São características desse tipo de líder:
Atua como apoio e retaguarda dos subordinados
Ensina e desenvolver pessoas
Mostra os objetivos dos trabalhos a elas
Desenvolve relações sociais com as pessoas
É sensitivo
Respeita os sentimentos
-
C.
Centrada na tarefa.
O sistema participativo é democrático, onde todos participam democraticamente na tomada de decisões; existe boa comunicação em todos os sentidos e atinge-se um bom nível de motivação. Das principais consequências destacam-se o sentimento de segurança coletiva e de interdependência e uma maior motivação, podendo, contudo, o processo de decisão tornar-se mais demorado. Localizada em empresas de elevada tecnologia e pessoal especializado, onde os profissionais desenvolvem atividades complexas.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de liderança. Levando em conta a visão de Likert sobre o assunto, vejamos qual das alternativas pode preencher corretamente à lacuna.
Os estudos da Universidade de Michigan, liderados por Rensis Likert, buscavam detalhar as características da liderança ligadas ao desempenho do líder. Os estudos realizados indicam que o comportamento do líder pode ser classificado em duas dimensões. São elas:
- Líderes voltados para a produção/tarefa (job centered): são aqueles que enfatizam os aspectos relacionados às tarefas do cargo. Sua preocupação é com a realização das tarefas de cada um dos que pertencem a sua equipe. Os líderes se preocupam excessivamente com o trabalho, com as metas e os recursos disponíveis
- Líderes voltados para os funcionários (Employee-centered): são os líderes que incentivam as relações interpessoais, demonstram interesse pessoal nas necessidades dos seus liderados. Os líderes buscam compreender e ajudar aqueles que estão sob sua liderança
Sendo assim, podemos preencher a lacuna assim:
Likert distingue dois tipos básicos de liderança. A liderança que se preocupa exclusivamente com o trabalho e em conseguir que as tarefas sejam feitas de acordo com os métodos preestabelecidos e com os recursos disponíveis é chamada de liderança centrada na tarefa.
Logo, a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte: DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador, Juspodivm, 2016.