SóProvas


ID
2239771
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
LAFEPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 

Alegria e sorrisos

Raras vezes, em minha vida, presenciei alguém gerar tanta alegria e sorrisos como o Papa Francisco. Todas as vezes que o acompanhei pela TV, ele gerava sorrisos. Na favela, no Teatro Municipal, com os cardeais, ministros, autoridades, freiras e peregrinos, ele estava sempre amorosamente presente, e as pessoas, ao seu redor, sorrindo. Ele disse que um Cristão deve ter em mente três aspectos da vida: o primeiro - a esperança, o segundo - a capacidade de nos admirarmos com as maravilhas de Deus e o terceiro - a alegria. E ele gera alegria. Milhões de jovens de todo o planeta em uma praia, numa cidade, com serviços precários, tumultuados e a alegria presente. Isto é, ou foi, um fenômeno. E muitas vezes, vamos para o trabalho mal-humorados, cara fechada, de poucos amigos. Que ilusão! Francisco, o Papa que fez os brasileiros chamarem-no pelo primeiro nome, com intimidade, característica deste povo amoroso e generoso, foi pedagogicamente educador. Educou pelo exemplo. Sorrindo sempre, alegre, entusiasmado e vibrante. Da mesma forma como a humanidade que ele deseja: justa, homogênea, colaborativa e democrática. Todos podendo fazer tudo por todos. O sorriso e a alegria estão dentro de cada um. Podemos trazê-los para a vida no cotidiano, ou não. São nossas escolhas.

Disponível em: http://libertas.com.br/site/index.php?central=conteudo&id=393

Quanto à Acentuação Gráfica, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A Letra C tem um erro também. Precários e homogêneo são acentuadas por serem proparoxítonas, e não paroxítonas. 

  • Gostaria de saber por que a equipe do site não corrige a questão ou vem nos comentarios  explicar o questionamento do assinante?

  • Marcos Walter, não está errada não! Palavras terminadas por 2 sons vocálicos, tem regras diferentes. A regra geral é: Palavras terminadas em a/e/o, se tem acento na vogal anterior, o final fica junto. Ex; si - lên - cio/ Prê - mio. Sem acento fica separado. Ex: si - len - ci -o/ e - co - no - mi - a. /// Já a regra especial é: Palavras terminadas em i/u, se tem acento na vogal, separa. Ex: Ba - ú/ Ha - va - í. Sem acento fica junto. Ex: céu (tem acento na palavra, não na sílaba)/ meu/ a - ni - mais/ dois. Ou seja, a resposta C está correta. Os dois são paroxítonas mesmo. A letra está errada, porque trazê é oxítona. E todas as oxítonas terminadas em a/e/o seguidas ou não de S em e ens, são acentuadas. 

    Bons estudos! 

  • A letra que contém item incorreto é a E mesmo. Na letra C as duas palavras são acentuadas pela seguinte regra: paroxítonas terminadas em ditongo.

  • a letra C a separação silábica é: PRE - CÁ - RIOS então está correto, paroxítona, ditongo, crescente, oral, aberto.

    Gab. E

    PMPE!

  • A forma verbal “trazê-los” recebe acento por ser OXÍTONA terminado em “e”.

  • PRE CÁ RIOS PALAVRA PAROXITONA 

  • letra E pois quando tiver lo, la, los, las, e so corta ,= no caso da letra E er uma oxitona

  • GABARITO: LETRA E

    ACRESCENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: so(s), axé(s), bon(s), vintém(éns)...

    Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: hisria, ries, quei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; cil, glúten, rum, cater, prótons, rax, ri, pis, rus, fórceps.

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas. Ex.: álcool, quiem, máscara, nite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...

    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.

  • Mais uma vez caí na pegadinha da INCORRETA!