SóProvas


ID
2239774
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
LAFEPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 

Alegria e sorrisos

Raras vezes, em minha vida, presenciei alguém gerar tanta alegria e sorrisos como o Papa Francisco. Todas as vezes que o acompanhei pela TV, ele gerava sorrisos. Na favela, no Teatro Municipal, com os cardeais, ministros, autoridades, freiras e peregrinos, ele estava sempre amorosamente presente, e as pessoas, ao seu redor, sorrindo. Ele disse que um Cristão deve ter em mente três aspectos da vida: o primeiro - a esperança, o segundo - a capacidade de nos admirarmos com as maravilhas de Deus e o terceiro - a alegria. E ele gera alegria. Milhões de jovens de todo o planeta em uma praia, numa cidade, com serviços precários, tumultuados e a alegria presente. Isto é, ou foi, um fenômeno. E muitas vezes, vamos para o trabalho mal-humorados, cara fechada, de poucos amigos. Que ilusão! Francisco, o Papa que fez os brasileiros chamarem-no pelo primeiro nome, com intimidade, característica deste povo amoroso e generoso, foi pedagogicamente educador. Educou pelo exemplo. Sorrindo sempre, alegre, entusiasmado e vibrante. Da mesma forma como a humanidade que ele deseja: justa, homogênea, colaborativa e democrática. Todos podendo fazer tudo por todos. O sorriso e a alegria estão dentro de cada um. Podemos trazê-los para a vida no cotidiano, ou não. São nossas escolhas.

Disponível em: http://libertas.com.br/site/index.php?central=conteudo&id=393

Em “Francisco, o Papa que fez os brasileiros...”, o verbo concorda com o antecedente do pronome relativo “que”, o Papa.
Em qual das alternativas abaixo, o verbo NÃO concorda com o seu sujeito, caracterizando uma desobediência à Sintaxe de Concordância?

Alternativas
Comentários
  • verbo de fenômeno da natureza de sentido figurado vai para o plural.

  • GABARITO LETRA E

    Fazendo as perguntas ao verbo:

    A multidão de peregrinos aplaudiu o Papa Francisco.  ----> quem aplaudiu o Papa Francisco? A multidão , multidão no singular verbo no singular.

    Papa Francisco, o seu sorriso e a sua simplicidade nos cativaram. ----> o que nos cativaram? o seu sorriso e sua simplicidade, nesse caso sujeito composto verbo vai para o plural

    Brasil vivenciou momentos de reflexão com as palavras do Papa Francisco.  ----> quem/ o que vinvenciou momentos de relfexão? o Brasil, Brasil no singular, verbo no singular.

    Existem nas pessoas uma admiração e um respeito pelo Papa Francisco.  ----> o que existem nas pessoas? admiração e respeito, sujeito composto verbo vai para o plural. Perceba que se fosse o verbo há, ficaria no SINGULAR, pois o verbo há no sentido de existir é impessoal.

    Choveu elogios e preces para o Papa Francisco. ----> o que choveu? elogios. Ora elogios está no plural, logo o verbo necessariamente estaria no plural também o que não acontece. Por isso, a resposta está incorreta. No enunciado pede-se a que não concorda com o verbo logo é a letra e

     

     

  • CONCORDO COM JEFERSON, PORÉM VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR NÃO VAI PARA O PLURAL PQ É JUSTAMENTE VERBO IMPESSOAL. NÉ ISSO GALERA? 

  •  a) A multidão de peregrinos aplaudiu o Papa Francisco.

    "aplaudiu" que é o verbo concorda com "multidão" que é o sujeito. Basta fazer a pergunta: quem aplaudiu? Resposta: a multidão.

     b) Papa Francisco, o seu sorriso e a sua simplicidade nos cativaram.

    "cativaram" concorda com o seu sorriso e a sua simplicidade. Sujeito composto anteposto ao verbo.

     c) O Brasil vivenciou momentos de reflexão com as palavras do Papa Francisco. 

    quem vivenciou? O Brasil. Concordância com o sujeito.

     d) Existem nas pessoas uma admiração e um respeito pelo Papa Francisco. 

    Cuidado aqui, o verbo "existe" tem essa propriedade de trazer o sujeito, muitas vezes, posposto a ele. Daí você pode achar que é o complemento do verbo, mas na verdade é o sujeito. Então, perceba que "uma admiração e um respeito pelo Papa Francisco" é o sujeito da frase, sujeito composto e o verbo existir está no plural concordando com o sujeito.

     e) Choveu elogios e preces para o Papa Francisco.

    [gabarito] apesar de ser o gabarito, deveria o autor do texto ter escrito "choveram" já que chover tem sentido figurado.

    Concordância verbal com verbos que indicam fenômenos da natureza

    Todos os dias chove no fim da tarde.

    Nos dias frios neva muito.

    Já anoiteceu!

    Verbo impessoal com conjugação completa

    Quando um verbo impessoal é utilizado com sentido figurado, deixa de ser impessoal, passando a ser conjugado nas diversas pessoas, tanto no singular como plural.

    Choveram pedidos de ajuda alimentar.

    Hoje, meus filhos amanheceram doentes!

    Ontem anoiteci chorando por causa de nossa briga.

  • Comentário corrigido. Como os colegas observaram, o verbo haver no sentido de existir é impessoal, ou seja, continua no singular. Obrigado.

  • A) A multidão de peregrinos aplaudiu o Papa Francisco.

    Sujeito --> A multidão de peregrinos  Verbo --> aplaudiu

    O verbo concorda com o seu sujeito.

    B) Papa Francisco, o seu sorriso e a sua simplicidade nos cativaram.

    Sujeito --> o seu sorriso e a sua simplicidade    Verbo --> cativaram

    Sujeito composto anteposto ao verbo: o verbo concorda com os dois elementos do sujeito (núcleos) (sorriso e simplicidade).

    C) O Brasil vivenciou momentos de reflexão com as palavras do Papa Francisco. 

    Sujeito --> O Brasil    Verbo --> vivenciou

    O verbo concorda com o seu sujeito.

    D) Existem nas pessoas uma admiração e um respeito pelo Papa Francisco.  

    Sujeito --> uma admiração e um respeito    Verbo --> Existem

    Sujeito composto posposto ao verbo: o verbo concorda com o termo (núcleo) mais próximo, ou com os dois elementos (núcleos) do sujeito. (Concordância facultativa)

    E) Choveu elogios e preces para o Papa Francisco.

    Sujeito --> elogios e preces   Verbo --> Choveu

    Sabemos que "chover' é um verbo impessoal, mas neste caso ele está no sentido figurado, então deixa de ser impessoal e tem que concordar com o seu sujeito. Ele pode concordar com o elemento mais próximo, ou com os dois. (sujeito composto posposto: vide explicação da alternativa anterior)

     

     

     

     

     

  • OPÇÃO E (INCORRETA)

     

    DEVERIA SER ''CHOVERAM'', CONCORDANDO COM ''ELOGIOS E PRECES''

  • CHOVEU --> SENTIDO DE FENÔMENO DA NATUREZA --> INVARIÁVEL.

     

    CHOVEU --> SENTIDO FIGURADO DA PALAVRA --> FLEXIONÁVEL. 

  • Verbos que são fenônemos - INVARIÁVEL 

    Tais verbos com sentido figurado - VARIÁVEL

  • verbo de fenomeno no sentido real é invariavel

    verbo de fenomeno no sentido figurado é variavel

  • (E) Choveu elogios e preces para o Papa Francisco. (choveram)

    OBS: o verbo deve ser flexionado para concordar com o sujeito, pois não expressa fenômeno da natureza, mas sim figurado (conotativo).

    Bons estudos guerreiros!