Em Araxá:a afirmação da perspectiva modernizadora, as funções do serviço social decorrem de sua atuação na política social, no planejamento, na administração de serviços sociais, nos serviços de atendimento direto, corretivo, preventivo e promocional,
destinados a indivíduos, grupos, comunidades, populações e organizações. (Em:http://www.unipvirtual.com.br/material/2011/bacharelado/fund_hist_teo_met_servsoc/unid_3.pdf, pg. 63)
Nos dizeres de Neto (1990:168): "como prática institucionalizada o Serviço Social se caracteriza pela ação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais (...). Constatando que esse tipo de ação compreende dimensões corretivas, preventivas e promocionais, entendem que estas últimas – ressaltando que “promover é capacitar” (CBCISS, 1986: 26) – definem a ação do Serviço Social “no processo de desenvolvimento, tomado este em sentido lato, isto é, aquele que leva à plena utilização dos recursos naturais e humanos e, consequentemente, a uma realização integral do homem. Destaca-se, quanto à promoção humana, a importância da conscientização como ponto de partida para a fundamentação ideológica do desenvolvimento global”.
Neto. J. P. Ditadura e Serviço Social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós 64.8ª edição. 1990. Ed. Cortez