SóProvas


ID
2240326
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

 A reestruturação produtiva alterou substancialmente o perfil do trabalho e dos trabalhadores, assim como os determinantes da saúde-doença dos trabalhadores. Essas alterações modificaram também o perfil da morbi-mortalidade relacionada ao trabalho, assim como a organização e as práticas de saúde e trabalho. A compreensão das diferentes dimensões que envolvem os processos de saúde-doença e trabalho potencializa e amplia o próprio espaço profissional no enfrentamento das suas determinações. Nessa perspectiva, tem-se a proteção social como: 

I. A estruturação de um conjunto de políticas sociais que se efetivam pela intervenção do Estado visando à satisfação das necessidades sociais.

II. A necessidade de prestar atendimento emergencial ao trabalhador considerando as insuficientes condições de reprodução social advindas do ofensivo movimento do capitalismo sobre o trabalho humano.

III. Como balizadora dos direitos e definidora das reais e efetivas condições de garantia e preservação das condições de vida da classe trabalhadora.

IV. Mediações que concretizam direitos sociais englobando a noção de seguro social nas mais diferentes situações de vulnerabilidade social que atingem os cidadãos, em decorrência das relações sociais de produção.


É correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito---A

     

    "Entende-se, a partir desses apontamentos, que a proteção social representa a estruturação de um conjunto de políticas sociais que se efetivam pela intervenção do Estado visando à satisfação das necessidades sociais. ()

     Isso significa uma concepção de proteção social que engloba a noção de seguridade social (Pereira, 2000) e que vem superando a visão de seguro social que predominou nas primeiras legislações sociais. A seguridade social viabiliza-se por meio de políticas públicas que atendam, portanto, as mais diferentes situações de vulnerabilidade social que atingem os cidadãos, sejam elas decorrentes das relações sociais de produção, sejam consequência das contingências naturais dos ciclos vitais. A proteção social se afirma como mediações que concretizam direitos sociais, na inter-relação entre o político e o econômico na sociedade capitalista, uma vez que expressa a correlação de forças e embates políticos entre as classes sociais.

    Na área da saúde do trabalhador, tem-se a proteção social como balizadora dos direitos a ele relacionados. Ela passa a ser definidora das reais e efetivas condições de garantia e preservação das condições de vida da classe trabalhadora. "

     

    Fonte http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282011000300005