SóProvas


ID
2242249
Banca
RHS Consult
Órgão
Prefeitura de Paraty - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito da concessão, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA - E

     

     

    A concessão do serviço público é utilizada sempre que o Poder Público opte por promover a prestação indireta do serviço público mediante delegação a particulares, como por exemplo, no caso de concessão de rodovias, rádio, televisão etc. Cabe enaltecer ainda que a concessão depende de prévio procedimento licitatório o qual deverá ocorrer na modalidade concorrência pública.

    Tratando da NATUREZA JURÍDICA da concessão, esta seria de CONTRATO ADMINISTRATIVO BILATERAL, pois possui pressuposto da conjugação de vontades entre a Administração e o particular - nesse sentido é o entendimento de Alexandre Mazza, já para Celso Antônio Bandeira de Mello seria contrato administrativo misto.

  • A lei 8987 (serviços públicos) não admite pessoa física na concessão. Nesse sentido,letra D estaria errada.

    Art. 2o Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:

     II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;

     

  • Questão nula. Concessão pode ser feita a pessoa jurídica ou consórcio de empresas, jamais a pessoa física. Alternativa D absurda.

  • Concessão ? Pessoas físicas? Letra D não estaria errada tbm ? 

  • Galera, a questão não fala que se trata de concessão de SERVIÇO PÚBLICO, mas apenas de "concessão"; nesse sentido, a concessão de USO DE BEM PÚBLICO, por exemplo, pode ter como concessionária uma pessoa física (vide p. 616, Matheus Carvalho, edição 2016). Logo, a única alternativa completamente incorreta para qualquer caso de concessão é a letra E.
  • Esta questão foi anulada pela banca!

  • Esta prova está acabando com minhas estatísticas huahuahuhauhahauha......

  • questão rídicula.

  • A alternativa "D" também está errada, uma vez que as concessionárias de serviço público somente podem aderir a forma de pessoa jurídica ou consórcio de empresas, sendo vedada a sua existência na figura de pessoas físicas.

  • Sobre a alternativa (A) tenho a seguinte dúvida: sendo a concessão um contrato celebrado por ente público e particular, não seria também ajuste do direito civil?

  • A concessão se formaliza por contrato em virtude de expressa previsão legal. Desta forma, a alternativa INCORRETA é a letra E.

  •             CONCESSÃO                                                         PERMISSÃO                                        

     

     

     PESSOAS JURÍDICAS OU                                 PESSOAS JURÍDICAS OU FÍSICAS                

    CONSÓRCIO DE EMPRESAS

     

    LICITAÇÃO PRÉVIA                                                   LICITAÇÃO PRÉVIA                                    

     

    MODALIDADE CONCORRÊNCIA                             QUALQUER MODALIDADE

     

    CONTRATO ADM                                                    CONTRATO DE ADESÃO

     

    BILATERAL                                                                     UNILATERAL

     

    PRAZO DETERMINADO                               

     

    PREVÊ A COBRANÇA DE TARIFA

     

    NÃO HÁ PRECARIEDADE                                        CARÁTER  PRECÁRIO

     

    GABA  E

     

     

     

     

     

     

  • Vamos lá pessoal, para dirimir a dúvida.

     

    Temos:

    A) Outorga: Outorga significa a transferência da própria titularidade do serviço da pessoa política para a pessoa administrativa, que o desenvolve em seu próprio nome e não no de quem transferiu. É sempre feita por lei e somente por outra lei pode ser mudada ou retirada (definitividade, é sua característica principal).

    Resumindo, o estado transfere, a titularidade do serviço e a execução, a uma autarquia ou autarquia fundacional (não podendo ser feita de forma alguma a particuláres)

     

    B) Delegação: o Estado transfere por contrato (concessão) ou ato unilateral (permissão ou autorização) a execução do serviço, para que o delegado o preste ao público em seu nome e por sua conta e risco (transitoriedade). Ela se subdivide em:

     

    B.1) concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, é feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica (somente) ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado

     

    B.2) Delegação: a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente, a pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

     

    *** Como a concessão é feita por contrato, ela é um ato bilateral, NUNCA ESQUEÇAM ISSO****

     

    QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO, ela apresenta 2 erros, tanto na letra "D" como na letra "E"

  • De onde apareceu Pessoa Fisica?

  • A participação de Pessoa Física não é apenas em Permissao? 

  • Natalia Massuia eu discordo, porque se você considerar que a questão não está falando de concessão de serviço público, então a alternativa B também estaria errada.

  • A equipe do QC pisou na bola. No gabario definitivo há 5 anuladas. O sítio está considerando o gabarito preliminar.

    Questão anulada.

  • Muita gente tá colocando PERMISSAO DE SERVIÇO PUBLICO como ATO UNILATERAL. Segundo meu material aqui, PERMISSAO DE SERVIÇO PUBLICO tem natureza de CONTRATO DE ADESÃO. E sendo assIm, é ATO BILATERAL!

    Permissão de USO de BEM PUBLICO é que se encaixaria como ATO UNILATERAL!