SóProvas


ID
2244334
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assim como as empresas que exploram atividades lucrativas, as entidades sem fins lucrativos precisam apresentar Demonstrações Contábeis que evidenciem os resultados e a evolução de suas atividades a cada exercício. Aponte a que não faz parte do grupo de Demonstrações Contábeis exigido das entidades sem fins lucrativos, de acordo com a determinação da NBC TE – Entidades sem Finalidade de Lucros do Conselho Federal de Contabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    NBC TE – ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS

    Item 26 -  As demonstrações contábeis, que devem ser elaboradas pela entidade sem finalidade de lucros, são o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e a Demonstração dos Fluxos de Caixa.

     

    Não faz parte, portanto, a Demonstração do Valor Adicionado. Entretanto, esta, por sua vez, é obrigatória às companhias abertas conforme Art. 176, V.

     

  • GABARITO LETRA E.

     

    As demonstrações contábeis, que devem ser elaboradas pela entidade sem finalidade de lucros, são o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Período, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, a Demonstração dos Fluxos de Caixa e as Notas Explicativas, conforme previsto na NBC TG 26 ou na Seção 3 da NBC TG 1000, quando aplicável.
     

    No Balanço Patrimonial, a denominação da conta Capital deve ser substituída por Patrimônio Social, integrante do grupo Patrimônio Líquido. No Balanço Patrimonial e nas Demonstrações do Resultado do Período, das Mutações do Patrimônio Líquido e dos Fluxos de Caixa, as palavras lucro ou prejuízo devem ser substituídas por superávit ou déficit do período.

    Na Demonstração do Resultado do Período, devem ser destacadas as informações de gratuidade concedidas e serviços voluntários obtidos, e divulgadas em notas explicativas por tipo de atividade.

    Na Demonstração dos Fluxos de Caixa, as doações devem ser classificadas nos fluxos das atividades operacionais.

    A ITG 2002 trata como obrigatório o conjunto completo das Demonstrações Contábeis que já haviam sido disciplinados nas resoluções do CFC 1.185/09 (item 10) e 1.255/09 (item 3.17).

     

    Portanto, a única não listada será a DVA. ----- LEMBRANDO QUE A DEMONSTRAÇÃO "DOAR" foi extinta.

     

    Fonte: http://www.crcpr.org.br/new/content/diaDia/anterior.php?id=1212

  • Gabarito: Letra E Justamente a única demonstração contábil obrigatória apenas para Companhias Abertas.

  • (E)

    Outra semelhante que ajuda a responder:

    “Relatório contábil é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade. Objetiva relatar às pessoas que se utilizam da contabilidade os principais fatos registrados pela contabilidade em determinado período.” (Marion, 2009.) Dentre os relatórios contábeis, há os que são obrigatórios, segundo a Lei nº 6.404/1976, denominados demons‐ trações financeiras. Constituem‐se em demonstrações financeiras, EXCETO:

    (A)Balanço Patrimonial.

    (B)Demonstração dos Fluxos de Caixa.

    (C)Demonstração do Resultado do Exercício.

    (D)Demonstração do Patrimônio dos Proprietários.

    (E)Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados.