Em uma obra pública, teoricamente, todo mundo deve tirar o seu da reta, ou seja, deve analisar os projetos, verificar se há erros e etc.
Ex) Se a construtora executou uma laje de pouca espessura conforme pedia no projeto e essa laje trincou tudo. De quem é a culpa?! De todo mundo, primeiro, obviamente, vão correr atrás do projetista, mas, teoricamente, o fiscal e o construtor também são responsáveis.
Ah, mas o projetista fez o projeto, emitiu a ART!! O construtor e o fiscal seguiram o projeto, não podem ser responsáveis!!! Negativo, é responsibilidade de todos.
Levem isso para todas as questões.
A afirmação da questão está correta, pois os dados citados (contagem do tráfego, séries históricas e taxas de crescimento, tráfego gerado pela rodovias) são fundamentais no dimensionamento do pavimento.
De forma resumida, o dimensionamento de um pavimento leva em consideração as características dos materiais empregados na pavimentação, como os materiais do subleito, reforço de subleito, sub base, base e o revestimento, além da condição de tráfego prevista na rodovia. Esta, por sua vez, é calculada em função do famoso número N.
O número N inclui o volume médio de tráfego durante o período da vida útil do projeto (por isso das séries históricas e taxa de crescimento), o próprio período de vida útil, a carga de solicitação e até o fator climático regional.
Resposta: Certo.