SóProvas


ID
2245099
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à gestante diabética, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A diabetes mellitus gestacional (DMG) é definida como uma alteração no metabolismo dos carboidratos, resultando em hiperglicemia de intensidade variável, que é diagnosticada pela primeira vez ou se inicia durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto. É o problema metabólico mais comum na gestação e tem prevalência entre 3% e 13% das gestações.

    O rastreamento deve ser recomendado de acordo com os fatores de risco para DMG. O exame, quando solicitado, deve ser oferecido na primeira consulta e/ou em 24 a 28 semanas de gestação.

    Os sintomas clássicos de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso. Outros sintomas que levantam a suspeita clínica são: fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar e infecções de repetição. Algumas vezes, o diagnóstico é feito a partir de complicações crônicas, como neuropatia, retinopatia ou doença cardiovascular aterosclerótica.

    Para o diagnóstico do diabetes gestacional, a Organização Mundial da Saúde preconiza o uso das glicemias de jejum e de 2 horas, empregando-se os mesmos pontos de corte sugeridos para fora da gravidez. O ponto de corte para a glicemia de jejum é 126 mg/dl; e para a glicemia de duas horas, é o da tolerância à glicose alterada fora da gestação - 140 mg/dl.

    O teste inicialmente aplicado para rastreamento do diabetes gestacional é a glicemia de jejum ou glicemia de uma hora após ingestão de 50 gramas de glicose. Testes positivos: glicemia de jejum ≥ 85 mg/dl ou glicemia uma hora após 50 g ≥ 140 mg/dl. Somente nos casos considerados positivos é aplicado o teste padronizado de tolerância à glicose com 75 g de glicose.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/consenso...
  • Creio que isto foi utilizado como fonte:

     

    "A dosagem de glicose, os tempos de coleta e os critérios de diagnósticos são diferentes para gestantes. Para elas, em uma primeira fase, faz-se a glicemia de jejum ou a glicemia de 1 hora após a ingestão oral de 50 g de glicose (sem necessidade de jejum prévio). Resultados de glicemia de jejum iguais ou acima de 85 mg/dL ou após sobrecarga maior ou iguais a 140 mg/dL são considerados positivos e com indicação de realização de TOTG. Na segunda etapa, a gestante que se enquadrou na primeira fase realiza o TOTG como uma pessoa não-gestante, administrando 75 g de glicose. Daí para frente, tudo funciona igual. Caso um dos limites de 125 mg/dL (coleta basal) e de 140 mg/dL (após 120 minutos) sejam ultrapassados, é diagnosticado a diabetes gestacional."

     

    Texto de, no máximo, 2009. Surpreendente estar numa questão de 2016. 

  • Questão mal formulada, gabarito incorreto a meu ver, então pra esclarecer:

     

    DIABETES GESTACIONAL - CADERNOS ATENÇÃO BÁSICA Nº 32 - PRÉ NATAL, 2012

    É o problema metabólico mais comum na gestação e tem prevalência entre 3% e 13% das gestações.

    * O rastreamento deve ser recomendado de acordo com os fatores de risco para DMG. O exame, quando solicitado, deve ser oferecido na primeira consulta e/ou em 24 a 28 semanas de gestação.

    * Os sintomas clássicos de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso (os “4 ps”). Outros sintomas que levantam a suspeita clínica são: fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar e infecções de repetição. Algumas vezes, o diagnóstico é feito a partir de complicações crônicas, como neuropatia, retinopatia ou doença cardiovascular aterosclerótica.

     

    Conforme o PROTOCOLOS DE ATENÇÃO BÁSICA - SAÚDE DA MULHER, 2016

     

    GLICEMIA EM JEJUM

     

    • Entre 85-90 mg/dl sem fatores de risco: normal.

    • Entre 85-90 mg/dl com fatores de risco ou 90-110 mg/dl: rastreamento positivo. (precisa ter fatores de risco para considerar positivo)

    • Se > 110 mg/dl: confirmar diagnóstico de diabetes mellitus gestacional (DMG).

     

    TESTE DE TOLERÂNCIA A GLICOSE

    (jejum e 2 horas póssobrecarga com 75 g de glicose anidro) - São 75g de glicose e não 50g como refere a alternativa

     

    • Diagnóstico de DMG na presença de qualquer um dos seguintes valores:

     em jejum > 110 mg/dl;

     após 2 horas > 140 mg/dl. - Após 2 horas e não apenas 1 hora, e valor acima (>) de 140 e não (=)

  • Questão deve ser anulada, Gabarito incorreto!

  • Não está certa !!!!!!.

    O correto é 75 g de glicose. ...

    ...

    A resposta é letra B. ...ao meu ver.

    A mais coerente.

    ..

    .

    Mas a questão tem que ser anulada.

    Palhaçada já.

  • Um nova pesquisa, chamada curva glicêmica ou teste de tolerância oral à glicose, deve ser feita entre a 24ª e a 28ª semana de gravidez. ... – Glicemia Jejum: normal até 92 mg/dl. – Glicemia após 1 hora: normal até 180 mg/dl. – Glicemia após 2 horas: normal até 153 mg/dl.

  • Dois assuntos que são uma bagunça nas bancas DIABETES GESTACIONAL E IMUNIZAÇÂO.

  • detectar o diabetes gestacional e deve ser realizado entre 24 a
    e a 28 a
    semana de gestação. Gab : B

  • Diabetes gestacional é um assunto cheio de informações discordantes. É uma verdadeira zona.

  • Questão desatualizada