SóProvas


ID
2246035
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

Setenta anos, por que não?

    Acho essa coisa da idade fascinante: tem a ver com o modo como lidamos com a vida. Se a gente a considera uma ladeira que desce a partir da primeira ruga, ou do começo de barriguinha, então viver é de certa forma uma desgraceira que acaba na morte. Desse ponto de vista, a vida passa a ser uma doença crônica de prognóstico sombrio. Nessa festa sem graça, quem fica animado? Quem não se amargura?

    [...]

    Pois se minhas avós eram damas idosas aos 50 anos, sempre de livro na mão lendo na poltrona junto à janela, com vestidos discretíssimos, pretos de florzinha branca (ou, em horas mais festivas, minúsculas flores ou bolinhas coloridas), hoje aos 70 estamos fazendo projetos, viajando (pode ser simplesmente à cidade vizinha para visitar uma amiga), indo ao teatro e ao cinema, indo a restaurante (pode ser o de quilo, ali na esquina), eventualmente namorando ou casando de novo. Ou dando risada à toa com os netos, e fazendo uma excursão com os filhos. Tudo isso sem esquecer a universidade, ou aprender a ler, ou visitar pela primeira vez uma galeria de arte, ou comer sorvete na calçada batendo papo com alguma nova amiga.

    [...]

    Não precisamos ser tão incrivelmente sérios, cobrar tanto de nós, dos outros e da vida, críticos o tempo todo, vendo só o lado mais feio do mundo. Das pessoas. Da própria família. Dos amigos. Se formos os eternos acusadores, acabaremos com um gosto amargo na boca: o amargor de nossas próprias palavras e sentimentos. Se não soubermos rir, se tivermos desaprendido como dar uma boa risada, ficaremos com a cara hirta das máscaras das cirurgias exageradas, dos remendos e intervenções para manter ou recuperar a “beleza”. A alma tem suas dores, e para se curar necessita de projetos e afetos. Precisa acreditar em alguma coisa.

(LUFT, Lya. In: http://veja.abril.com.br. Acesso em 18/09/16)

O modo pelo qual o texto é iniciado permite ao leitor concluir tratar-se de:

Alternativas
Comentários
  • Acho essa coisa da idade fascinante: tem a ver com o modo como lidamos com a vida.

    O verbo"acho" indica uma exposição de seu ponto de vista.

  • "a"

    Acho que o examinador devia tá rindo no momento em que elaborava essa questão kkkkkk :" 

  • Letra A.

     

    Sempre que citar verbos na 1ª pessoa do singula ou plural será um texto que expõe a opinião pessoal do autor, pois isso demonstra a inserção dele ou do pensamento dele no texto.

    "Acho essa coisa da idade fascinante: tem a ver com o modo como lidamos com a vida. Se a gente a considera uma ladeira que desce a partir da primeira ruga, ou do começo de barriguinha, então viver é de certa forma uma desgraceira que acaba na morte. Desse ponto de vista, a vida passa a ser uma doença crônica de prognóstico sombrio. Nessa festa sem graça, quem fica animado? Quem não se amargura?"

  • Fiquei confusa com o uso de "a gente" = nós

  • Excelente questão ..

    Força!

  • Acho - sujeito oculto/desinencial.

    "Eu" acho! 

    GABA: A DE ACHO QUE PASSO! KKKK

  • discurso indireto livre

  • GABARITO A

     

     

    TIPOS TEXTUAIS                                                                          GÊNEROS TEXTUAIS

     

    1) Narrativo                                     Conto maravilhoso; Conto de fadas; Fábula; Lenda; Narrativa de ficção científica; Romance; e outros.
                                                         
    2) Relato                                        Relato de viagem; Diário; Autobiografia; Curriculum vitae; Notícia; Biografia; Relato histórico e outros.
                                                        
    3) Argumentativo                         Texto de opinião; Carta de leitor; Carta de solicitação; Editorial; Ensaio; Resenhas críticas e outros.
                                                       
    4) Expositivo                                   Texto expositivo; Seminário; Conferência; Palestra; Entrevista de especialista; Texto explicativo; e outros.

    5) Instrucional                                  Receita; Instruções de uso; Regulamento; Textos prescritivos e outros.

     

  • Texto para se refletir!

  • "uma exposição pessoal de ponto de vista"

    Gabarito A

  • Ele acha.. eu posso não achar. Deixa claro a opinião dele.

  • Letra A , Olha o verbo na 1° EU

  • O "acho" já responde a questão. Acho é uma expressão indicativa de cunho pessoal!

  • Vem PMBA.2020

  • Que texto maravilhoso de fato concordo com essa afirmação

    arte, ou comer sorvete na calçada batendo papo com alguma nova amiga.

  • Acho essa coisa da idade fascinante.

    Lendo apenas essa parte já resolve a questão.

  • Já matava a questão por esse "acho essa coisa.."