SóProvas


ID
2246341
Banca
Quadrix
Órgão
CRM - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Uma em cada dez crianças com HIV é imune à AIDS, indica estudo 

  Um estudo revelou pela primeira vez que um pequeno grupo de crianças é capaz de desenvolver uma defesa natural à AIDS, doença causada pelo vírus HIV.

  A pesquisa, feita na África do Sul, analisou 170 crianças infectadas com o HIV que nunca haviam recebido terapia antirretroviral e, mesmo assim, nunca desenvolveram a síndrome devastadora causada pelo vírus.

  Os cientistas descobriram que, nelas, o sistema imunológico simplesmente ignorou a presença do vírus no corpo. O estudo foi detalhado na publicação científica "Science Translational Medicine".

  A AIDS é uma doença que afeta o sistema de defesa do corpo humano. O vírus do HIV ataca (e mata) os glóbulos brancos (células do sangue que combatem as doenças). Conforme eles contra-atacam, tentando combater o HIV, há um sobrecarregamento do sistema imunológico. As células de defesa acabam morrendo por inflamação crônica e o sistema fica vulnerável a qualquer outra doença que acomete a pessoa infectada.

  O que aconteceu com as crianças imunes à AIDS foi que o sistema imunológico não contra-atacou o HIV - apenas ignorou a presença do vírus.

 Evolução do sistema?

Um dos autores da pesquisa, Philip Goulder, pesquisador da Universidade de Oxford, diz que "travar uma guerra contra o vírus geralmente é a coisa errada" do ponto de vista do sistema imunológico. Segundo ele, ao contrário do que pode parecer, não atacar o vírus pode salvar o sistema.

  Esse comportamento é similar ao que alguns macacos têm com o vírus da imunodeficiência símia (SIV). Nesses animais, as estratégias de adaptação à infecção pelo vírus já evoluíram durante centenas de milhares de anos.

  "A seleção natural trabalhou nesses casos, e o mecanismo é muito similar ao que tem acontecido nessas crianças que não desenvolvem a doença", disse Goulder.

  Uma infecção por HIV não tratada na infância mataria 60% das crianças afetadas em dois anos e meio. Mas o estudo pode ajudar a desenvolver novas terapias de imunidade para a infecção do vírus. 

  "Uma das coisas que fica de lição é que a AIDS não tem tanto a ver só com o HIV, mas principalmente com a forma como o sistema imunológico responde a ele", explicou Goulder.

  Para Goulder, as descobertas podem ajudar a encontrar formas de reequilibrar o sistema imunológico em todos os pacientes com HIV.

  "Nós podemos identificar, com isso, um novo caminho que a longo prazo pode significar novas formas de tratamento para todos os pacientes infectados com o HIV."

Vantagens para as crianças

Esse tipo de defesa contra a AIDS é quase exclusivo das crianças. O sistema imunológico dos adultos tende a atacar o vírus com toda força. 

  As crianças têm um sistema imunológico mais "tolerante" que, conforme vai "amadurecendo", vai se tornando mais agressivo. Por isso é que a catapora, por exemplo, tem efeitos muito mais severos em adultos do que em crianças: a diferença é a forma como o sistema reage a ela.

  Mas isso também significa que, conforme a criança cresce, seu sistema imunológico também se torna "adulto" e ela tem mais riscos de desenvolver a AIDS. 

  As pessoas que têm HIV podem ter uma expectativa de vida normal se fizerem uso de remédios antirretrovirais. Mas o sistema imunológico delas nunca volta ao normal e elas enfrentam riscos maiores de doenças cardiovasculares, câncer ou demência. 

(g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/09/uma-em-cada-dez-criancas-com-hiv-e-imune-a-aids-indica-estudo.html)


É muito comum que um adjetivo exerça a função de adjunto adnominal, ligando-se a um nome que ajuda a caracterizar. Assinale, entre as opções, a única em que tal função sintática não é exercida pelo adjetivo destacado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E.

     

    O termo "vulnerável" liga-se ao sujeito por meio de um verbo de ligação, portanto trata-se de um predicativo. Os verbos de ligação ou verbos copulativos não indicam ação, e sim o estado do sujeito.

     

  • "As células de defesa acabam morrendo por inflamação crônica e o sistema fica vulnerável.

                                                                                                                                    (PREDICATIVO DO SUJEITO)

     

    GABA   E

  • Predicativo do Sujeito: SEMPRE há ligação ente o nome e seu atributo pelo VERBO DE LIGAÇÃO!

    "...o sistema        fica (VL)       vulnerável. (PS)

    Única alternativa possível é a letra E!

    DICA: Ele é termo do PREDICADO, logo não poderia estar no sujeito. Então, de cara, eliminam-se as letras A e C.

    Adjunto Adnominal: NÃO há VERBO intermediando o atributo ao nome.

    "O sistema (nome)    imunológico (Adj Adn)   simplesmente ignorou..."

  • a)  "Um pequeno grupo de crianças é capaz de desenvolver uma defesa natural à AIDS."   (ERRADO)  OBS. "Pequeno" está caracterizando  "Grupo" logo será adjetivo e adjunto adnominal. Não é qualquer grupo, é um pequeno grupo.

     

    b) "Um pequeno grupo de crianças é capaz de desenvolver uma defesa natural à AIDS."     (ERRADO)  OBS.  "Natural" está  qualificando Substantivo Defesa, logo será adjetivo e adjunto adnominal.

     

    c) "O sistema imunológico simplesmente ignorou a presença do vírus no corpo."     (ERRADO)  OBS. Imunológico está caracterizando o substantivo "Sistema", logo será adjetivo e adjunto adnominal.

     

    d) "Sistema de defesa do corpo humano."     (ERRADO)  OBS.  "Humano" Caracterizando, logo não é qualquer corpo, é corpor humano. adjetivo e adjunto adnominal

     

    e) "As células de defesa acabam morrendo por inflamação crônica e o sistema fica vulnerável."      (CORRETO)  OBS.  Quem fica? O sistema, logo é o sujeito.  o que fica? Vulnerável, logo é predicado do sujeito.

  • Basta lembrar algumas coisas:

     

    -Adjetivo só pode exercer função sintática de ADJUNTO ADNOMINAL ou PREDICATIVO (do objeto ou do sujeito).

     

    -Tanto o Adjunto Adnominal quanto o Predicativo caracterizam o elemento a que se referem. A diferença é que enquanto o Adjunto sempre está junto desse elemento ("AD" = junto" ),  o Predicativo está separado por uma VÍRGULA ou então por um VERBO. 

  • Adjetivo é uma classe gramatical que caracteriza um substantivo.

    Sintaticamente só exerce 2 funções: Adjunto adnominal ( quando vem dentro do sintagma nominal)

    predicativo do sujeito (Verbo de ligação) ou predicativo do objeto. 

    sintagma nominal : é o grupo de palavras que forma o sujeito, exceto o núcleo do sujeito.  

  • Entender o que a questão quer é mais complicado que fazer

  • Função sintática é uma dos assuntos mais difíceis da lígua portuguesa, mas aos poucos chegamos lá :) Letra E

  • ...O sistema fica vunerável .  PRED. SUJEITO, pois há um estado transitório.

     

     

  • "Vulnerável" é predicativo do sujeito, pois existe o verbo de ligação (ficar).

  • função sintática -> adjunto adnominal

    Morfologia -> adjetivo

  • Já encherga ali o verbo de ligação.

  • Faz muito tempo que estudei esse assunto, mas caí de paraquedas nessa questão. Não entendi nem o enunciado, mas... Como acertar sabendo o mínimo?

    Gente, adjunto fica junto de um nome e não de um verbo! qual o único adjetivo que aparece ao lado de um verbo????

    Letra E

     

    NUNCA DESISTA DE UMA QUESTÃO SÓ PORQUE ELA TEM UMA CARA FEIA

  • o unico que pode ser retirado da frase sem prejuízo é a letra E

  • GABARITO E

     

    Pra vocês nunca mais se esquecerem !!

     

    Diferença entre Complemento Nominal e Adjunto Adnominal

     

    - COMPLEMENTO NOMINAL – função exercida por uma palavra ou uma expressão que complementa um ADJETIVO, um ADVÉRBIO ou um SUBSTANTIVO ABSTRATO

    ADJUNTO ADNOMINAL – neste caso, a palavra ou a expressão complementa um SUBSTANTIVO CONCRETO ou um SUBSTANTIVO ABSTRATO.



    Você deve ter notado que o SUBSTANTIVO ABSTRATO aparece nas duas funções, não é mesmo? Como se diferenciam, então? A partir da idéia que o complemento apresenta em relação ao termo regente.

     

    Se a idéia for ATIVA, é ADJUNTO ADNOMINAL (bisu: tudo com a letra "A" - substantivo Abstrato com idéia Ativa é Adjunto Adnominal)

    Se a idéia for passiva, é complemento nominal (memoriza por exclusão em relação ao outro).

     

    A partir de exemplos, tudo fica mais fácil. Veja só:

     

    1) a construção do arquiteto - "Construção" é um substantivo abstrato. Vamos analisar a função do complemento: o arquiteto constrói ou é construído? Constrói. Então ele pratica a ação. A idéia é ATIVA. Logo, a expressão "do arquiteto" exerce a função sintática de ADJUNTO ADNOMINAL.

     

    2) a construção do prédio - O prédio constrói ou é construído? É construído. Sofre a ação verbal. Então a idéia é passiva. Logo, sua função sintática é COMPLEMENTO NOMINAL.

     

  • BAZINGA!!!

  • Gab E. Na oração "O sistema fica vulnerável", o termo em destaque é predicativo do sujeito.

  • Oração = Coordenada

    Sujeito = sistema

    "Vulnerável" é predicativo do sujeito.

  • Só ver que "vulnerável" se refere a um verbo, e adjetivo não qualifica verbo, mas sim um advérbio.

  • Gabarito: E

    e) "As células de defesa acabam morrendo por inflamação crônica e o sistema fica vulnerável."

    Nada se interpõe entre o adjunto adnominal e o termo a que ele se refere, com exceção de outro adjunto adnominal.

    Quem fica? O sistema, logo é o sujeito. o que fica? Vulnerável, logo é predicativo do sujeito.

  • Gabarito E

    Vulnerável é predicativo do sujeito ois caracteriza o sujeito de forma circunstancial e momentânea.

  • Esta é uma questão que mobiliza conhecimentos sobre termos acessórios da oração e classe de palavras.

    Há uma conceituação sobre o adjetivo (classe de palavra) e sobre a função sintática exercida, em geral, por esse elemento qualificador. É preciso indicar qual adjetivo destacado não exerce a função sintática de adjunto adnominal.

    A) "Um pequeno grupo de crianças é capaz de desenvolver uma defesa natural à AIDS."
    Errado. Na frase, o adjetivo “pequeno" é um adjunto adnominal do termo “grupo", já que ele serve para caracterizar e restringir o termo a que está ligado. “Um pequeno grupo de crianças" é o sujeito da oração cujo núcleo é o substantivo “grupo". Os demais termos são adjuntos adnominais.

    B) "Um pequeno grupo de crianças é capaz de desenvolver uma defesa natural à AIDS."
    Errado. É possível notar que o adjetivo “natural" está caracterizando o tipo de defesa (um substantivo). Esse termo, portanto, funciona como um adjunto adnominal.

    C) "O sistema imunológico simplesmente ignorou a presença do vírus no corpo." 
    Errado. O termo “imunológico" exerce a função de adjunto adnominal em relação ao termo substantivo “sistema". “O sistema imunológico" é o sujeito da oração cujo núcleo é “sistema". 

    D) "Sistema de defesa do corpo humano." 
    Errado. O adjetivo “humano" caracteriza o termo antecedente “corpo", funcionando como um adjunto adnominal.

    E) "As células de defesa acabam morrendo por inflamação crônica e o sistema fica vulnerável." 
    Certo. Nessa alternativa, o adjetivo “vulnerável" exerce a função de predicativo do sujeito. O trecho apresenta duas orações e dois sujeitos: As células de defesa acabam morrendo por inflamação crônica / e o sistema fica vulnerável. O adjetivo “vulnerável" exerce a função de predicativo do sujeito do sujeito “sistema". Além do adjetivo não estar ligado diretamente a um termo substantivo ou a outro adjunto adnominal, é importante notar a presença do verbo “ficar" como verbo de ligação. 

    Gabarito da Professora: Letra E.