SóProvas


ID
2247646
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder a questão.

                                                          Caça aos racistas

Alunos da Universidade Princeton querem tirar o nome de Woodrow Wilson de uma das mais importantes faculdades da instituição, a Woodrow Wilson School of Public and International Affairs. O motivo, é claro, é o racismo.

Thomas Woodrow Wilson (1856‐1924) ocupou a Presidência dos EUA por dois mandatos (1913‐1921). Era membro do Partido Democrata, levou o Nobel da Paz em 1919 e foi reitor da própria universidade. Mas Wilson era inapelavelmente racista. Achava que negros não deveriam ser considerados cidadãos plenos e tinha simpatias pela Ku Klux Klan. Merece ter seu nome cassado?

A resposta é, obviamente, “tanto faz”. Um nome é só um nome e, para quem já morreu, homenagens não costumam mesmo fazer muita diferença. De resto, discussões sobre racismo são bem‐vindas. Receio, porém, que a demanda dos alunos caminhe perigosamente perto do anacronismo. Sim, Wilson era racista, mas não podemos esquecer que a época também o era. O 28º presidente dos EUA não está sozinho.

“Não sou nem nunca fui favorável a promover a igualdade social e política das raças branca e negra... há uma diferença física entre as raças que, acredito, sempre as impedirá de viver juntas como iguais em termos sociais e políticos. E eu, como qualquer outro homem, sou a favor de que os brancos mantenham a posição de superioridade.” Essa frase, que soa particularmente odiosa a nossos ouvidos modernos, é de Abraham Lincoln, que, não obstante, continua sendo considerado um campeão dos direitos civis.

O problema são os americanos; eles são atavicamente racistas, dirá o observador antiimperialista. Talvez não. “O negro é indolente e sonhador, e gasta seu dinheiro com frivolidades e bebida”. Essa pérola é de Che Guevara. Alguns dizem que, depois, mudou de opinião. Quem não for prisioneiro de seu próprio tempo que atire a primeira pedra.

(SCHWARTSMAN, Hélio. Folha de S. Paulo, 13 de dezembro de 2015.)

De acordo com a estrutura e os recursos textuais apresentados, é correto afirmar acerca do texto em análise que sua principal finalidade é

Alternativas
Comentários
  • frases do tipo:


    ...A resposta é, obviamente, “tanto faz”.

     ...Um nome é só um nome e, para quem já morreu, homenagens não costumam mesmo fazer muita diferença. De resto, discussões sobre racismo são bem‐vindas. Receio, porém, que... 


    Já deixa bem claro que o autor expressa sua opinião pessoal em várias partes do texto. 

  • desenvolver o conceito de racismo relacionado a épocas diferentes.  O conceito é sempre o mesmo, o que acontece é a apresentação de citações controversas de personagens históricos considerados heróis;

    oferecer esclarecimentos sobre o fato motivador para o desenvolvimento do texto. Hã? O texto explicando o texto? Seria a metalinguagem;

    apresentar opinião pessoal para um debate público acerca de uma questão de caráter social. Por enquanto esta, sugestiva, simplista, mas, vamos à frente;

    buscar, através do discurso social, a expressão da subjetividade utilizando uma linguagem amplamente metafórica. O tal amplamente não acontece, e metáforas não, não para um texto informativo;

    Assinalemos C de certo.

  • Resposta: Letra C.

    O texto é dissertativo-argumentativo, caracterizado pela explicação de determinado tema e exposição de perspectiva sobre o assunto. O autor tem o evidente objetivo de promover debate sobre o racismo e expor alguns de seus pensamentos sobre o assunto, afirmando que acusar o ex-presidente americano de racismo sem considerar o contexto histórico seria anacronismo. Basicamente, o artigo argumenta em favor dessa ideia.

    Em resposta a recurso, a Banca Examinadora apresenta a seguinte justificativa: "A alternativa 'A) desenvolver o conceito de racismo relacionado a épocas diferentes.' não pode ser considerada correta, pois, a palavra 'conceito' segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, significa 'concepção que alguém tem de uma palavra, noção, concepção, ideia; noção abstrata contida nas palavras de uma língua para designar as propriedades e características de uma classe de seres, objetos ou entidades abstratas'. Portanto, não é possível identificar no texto em análise o conceito de racismo, ou seja, o que é racismo, em momento algum. Poderíamos afirmar que há exemplos de racismo, mas não conceito. A alternativa 'C) apresentar opinião pessoal para um debate público acerca de uma questão de caráter social.' é adequadamente considerada correta, pois, trata-se de um artigo de opinião. Nos meios jornalísticos, o artigo de opinião representa um espaço aberto à participação de especialistas que desejam tornar público seu ponto de vista sobre uma questão polêmica. O artigo expressa uma opinião com o objetivo de contribuir para o debate público. Todo o texto, as informações apresentadas, citações, etc. são recursos utilizados na construção do raciocínio da argumentação".

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

  • Eu concordo que a letra C esteja correta, porém não entendi porque a B está errada...
     

  • Gab. C

     

     a) desenvolver o conceito de racismo relacionado a épocas diferentes.  

    # Por mais que o autor cite, em alguns parágrafos, a "opnião" de algumas pessoas, de determinada época,  não foi a sua "principal finalidade", apenas utilizou o recurso para dar credibilidade ao texto.

     

     b) oferecer esclarecimentos sobre o fato motivador para o desenvolvimento do texto

    # o fato motivador é o racismo, conforme segue no 1º parágrado, "Alunos da Universidade Princeton querem tirar o nome de Woodrow Wilson de uma das mais importantes faculdades da instituição, a Woodrow Wilson School of Public and International Affairs. O motivo, é claro, é o racismo."

    # Mas, não há esclarecimentos a respeito do racismo, o que existe são posicionamentos e opniões sobre o racisto. Em nenhum momento foi explicado, ou procurou deixar claro o queé o racismo, essa não foi a principal finalidade do texto.

     

    Significado de Esclarecer

    v. t.
    1. tornar claro ou compreensível: esclarecer um ponto; esclarecer um mistério
    2. explicar, informar: esclarecer alguém

     

    c) apresentar opinião pessoal para um debate público acerca de uma questão de caráter social.

    # Correto. Embasado pelo seguintes parágrafos:

    3º par. "A resposta é, obviamente, “tanto faz”. Um nome é só um nome e, para quem já morreu, homenagens não costumam mesmo fazer muita diferença. De resto, discussões sobre racismo são bem‐vindas. Receio, porém, que a demanda dos alunos caminhe perigosamente perto do anacronismo. Sim, Wilson era racista, mas não podemos esquecer que a época também o era. O 28º presidente dos EUA não está sozinho.

     

    5º par. "O problema são os americanos; eles são atavicamente racistas, dirá o observador antiimperialista. Talvez não. 'O negro é indolente e sonhador, e gasta seu dinheiro com frivolidades e bebida'. Essa pérola é de Che Guevara. Alguns dizem que, depois, mudou de opinião. Quem não for prisioneiro de seu próprio tempo que atire a primeira pedra."

     

     d) buscar, através do discurso social, a expressão da subjetividade utilizando uma linguagem amplamente metafórica.  

    # primeira que descartei... Não vi nenhuma ligação.