SóProvas


ID
2247649
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder a questão.

                                                          Caça aos racistas

Alunos da Universidade Princeton querem tirar o nome de Woodrow Wilson de uma das mais importantes faculdades da instituição, a Woodrow Wilson School of Public and International Affairs. O motivo, é claro, é o racismo.

Thomas Woodrow Wilson (1856‐1924) ocupou a Presidência dos EUA por dois mandatos (1913‐1921). Era membro do Partido Democrata, levou o Nobel da Paz em 1919 e foi reitor da própria universidade. Mas Wilson era inapelavelmente racista. Achava que negros não deveriam ser considerados cidadãos plenos e tinha simpatias pela Ku Klux Klan. Merece ter seu nome cassado?

A resposta é, obviamente, “tanto faz”. Um nome é só um nome e, para quem já morreu, homenagens não costumam mesmo fazer muita diferença. De resto, discussões sobre racismo são bem‐vindas. Receio, porém, que a demanda dos alunos caminhe perigosamente perto do anacronismo. Sim, Wilson era racista, mas não podemos esquecer que a época também o era. O 28º presidente dos EUA não está sozinho.

“Não sou nem nunca fui favorável a promover a igualdade social e política das raças branca e negra... há uma diferença física entre as raças que, acredito, sempre as impedirá de viver juntas como iguais em termos sociais e políticos. E eu, como qualquer outro homem, sou a favor de que os brancos mantenham a posição de superioridade.” Essa frase, que soa particularmente odiosa a nossos ouvidos modernos, é de Abraham Lincoln, que, não obstante, continua sendo considerado um campeão dos direitos civis.

O problema são os americanos; eles são atavicamente racistas, dirá o observador antiimperialista. Talvez não. “O negro é indolente e sonhador, e gasta seu dinheiro com frivolidades e bebida”. Essa pérola é de Che Guevara. Alguns dizem que, depois, mudou de opinião. Quem não for prisioneiro de seu próprio tempo que atire a primeira pedra.

(SCHWARTSMAN, Hélio. Folha de S. Paulo, 13 de dezembro de 2015.)

Alguns recursos de linguagem são utilizados com o propósito de conferir maior credibilidade ao texto. Dentre os que foram empregados com tal fim, estão:

I. Refutação de argumentos contrários.

II. A escolha do tipo de linguagem utilizada.

III. Inserção de citações que reforçam a tese construída pelo autor.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • esse item I lascou geral. 


    fui pesquisar o significado da palavra Refutação, e quer dizer negar, rejeitar, dar combate por meio de argumentos, ou seja, opor-se a pensamentos contrários.



  • Mesmo que apareçam os elementos no texto, deveremos observar seu propósito, o qual deve ser "dar credibilidade".
    I.
    Refutação de argumentos contrários.
    Não há. O comentarista apenas amplia a visão do argumentador, dando a noção do indivíduo em sua geração/época, e hoje é dificílimo afirmar todas essas ideias sem fatos, nomes ou citações;

    II. A escolha do tipo de linguagem utilizada.
    Usa uma linguagem séria/grave e eu não sei o melhor termo mas o texto é informativo, não-literário, sem humor, sem trocadilhos, sem elementos vagos;

    III. Inserção de citações que reforçam a tese construída pelo autor.
    Alternativa mais lógica. As citações hodiernamente são as melhores fontes para uma redação. Transmitimos a responsabilidade de uma frase controversa, como as presentes no texto; aparentamos cultura e leitura; dividimos o mérito de informações enquanto inspiramos respeito no fato de ser generosos ao citar personagens honrados.
    ...
    Bons estudos! Leiam A ARTE DA GUERRA Sun Tzu

  • Refutação significa argumento..

  • Resposta: Letra D.

    O gabarito preliminar apresentava a Letra A como alternativa correta. Após os recursos, houve mudança de gabarito, adotando-se a alternativa D.

    Segundo a Banca Examinadora, em resposta a recurso: "O gênero textual apresentado deve ser crível, coerente e consistente. Para isso alguns recursos são utilizados conferindo-lhe maior credibilidade. A refutação de argumentos contrários é um recurso argumentativo que ocorre quando o autor expõe com clareza as objeções conhecidas à tese por ele defendida e consegue refutá-las com argumentos sólidos. Trata-se, portanto, de uma estratégia argumentativa, de persuasão, de convencimento e não de credibilidade. A escolha do tipo de linguagem utilizada confere ao texto credibilidade, o uso da linguagem padrão - considerando-se o tipo textual apresentado e o público a que se destina – é adequado; caso fosse utilizada a linguagem informal de forma predominante, ou alguma outra variedade linguística ( como a regional, por exemplo) não haveria o mesmo nível de aceitação/credibilidade considerando-se o veículo de comunicação e o público alvo. A inserção de citações tais como as apresentadas no texto têm a função de autorizar determinadas afirmações. O autor do texto demonstra através delas que grandes personalidades do passado, reverenciadas nos dias atuais, declararam expressões racistas de acordo com o contexto histórico-cultural do qual faziam parte. Tal recurso confere credibilidade ao texto em análise".

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

  • A refutação de argumento contrário que encontrei foi esta:

    O problema são os americanos; eles são atavicamente racistas, dirá o observador antiimperialista. Talvez não. “O negro é indolente e sonhador, e gasta seu dinheiro com frivolidades e bebida". Essa pérola é de Che Guevara.

  • Se o argumeto dele é que à época as pessoas eram racistas, um argumento contrário seria dizer que as pessoas não eram racistas naquela época. Portanto não são apresentados no texto argumentos contrários a serem refutados.

  • Também encontrei o argumento refutado nesse trecho:

    O problema são os americanos; eles são atavicamente racistas, dirá o observador antiimperialista. Talvez não. “O negro é indolente e sonhador, e gasta seu dinheiro com frivolidades e bebida". Essa pérola é de Che Guevara.

    O argumento "O problema são os americanos" é refutado em "Talvez não [...] Essa pérola é de Che Guevara"

    Alguém sabe qual é o erro do item I?