SóProvas


ID
2247658
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder a questão.

                                                          Caça aos racistas

Alunos da Universidade Princeton querem tirar o nome de Woodrow Wilson de uma das mais importantes faculdades da instituição, a Woodrow Wilson School of Public and International Affairs. O motivo, é claro, é o racismo.

Thomas Woodrow Wilson (1856‐1924) ocupou a Presidência dos EUA por dois mandatos (1913‐1921). Era membro do Partido Democrata, levou o Nobel da Paz em 1919 e foi reitor da própria universidade. Mas Wilson era inapelavelmente racista. Achava que negros não deveriam ser considerados cidadãos plenos e tinha simpatias pela Ku Klux Klan. Merece ter seu nome cassado?

A resposta é, obviamente, “tanto faz”. Um nome é só um nome e, para quem já morreu, homenagens não costumam mesmo fazer muita diferença. De resto, discussões sobre racismo são bem‐vindas. Receio, porém, que a demanda dos alunos caminhe perigosamente perto do anacronismo. Sim, Wilson era racista, mas não podemos esquecer que a época também o era. O 28º presidente dos EUA não está sozinho.

“Não sou nem nunca fui favorável a promover a igualdade social e política das raças branca e negra... há uma diferença física entre as raças que, acredito, sempre as impedirá de viver juntas como iguais em termos sociais e políticos. E eu, como qualquer outro homem, sou a favor de que os brancos mantenham a posição de superioridade.” Essa frase, que soa particularmente odiosa a nossos ouvidos modernos, é de Abraham Lincoln, que, não obstante, continua sendo considerado um campeão dos direitos civis.

O problema são os americanos; eles são atavicamente racistas, dirá o observador antiimperialista. Talvez não. “O negro é indolente e sonhador, e gasta seu dinheiro com frivolidades e bebida”. Essa pérola é de Che Guevara. Alguns dizem que, depois, mudou de opinião. Quem não for prisioneiro de seu próprio tempo que atire a primeira pedra.

(SCHWARTSMAN, Hélio. Folha de S. Paulo, 13 de dezembro de 2015.)

Acerca da expressão “De resto” em “De resto, discussões sobre racismo são bem‐vindas.” (3º§), pode‐se inferir que para o autor.

Alternativas
Comentários
  • Para o autor do texto, "tanto faz" se o nome de Woodrow Wilson deveria ou não ser retirado do nome da faculdade, pois o que importaria diante daquela informação (de que era racista) era o debate sobre o tema, uma vez que era só um nome e que ele estava morto (e homenagens não costumam fazer diferença para os mortos).

    Gabarito: letra D

  • "pode-se INFERIR (deduzir) que o autor"...."De resto, discussões sobre racismo, são bem-vindas." Deixa claro que se são bem-vindas todas as discussões sobre racismo é porquê o tema não morreu com Wilson, permanece vivo. Letra B de bola. Se optar pela literalidade do tema, pela ratificação do pensamento, aí sim, letra D.

  • Erivaldo Braga, concordo com o teu ponto de vista. Resolvi algumas questões da banca Idecan acerca de " compreensão vs interpretação" e pude perceber que mesmo quando o comando da questão é de interpretação a banca cobra a literalidade, isso mata qualquer um. Marquei a B, mas o gabarito, segundo a banca, é a D.