SóProvas


ID
2254174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a custo de oportunidade e fronteiras de possibilidades de produção.

Ao instituir política de reajuste do salário mínimo com ganhos reais, o governo brasileiro fixa, para alguns municípios, remunerações acima do equilíbrio do mercado, o que leva a economia nesses locais para um ponto situado abaixo da curva de possibilidade de produção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Alterações na renda afeta a curva da demanda, negativamente inclinada,logo,onovo ponto que ficará na demanda será abaixo da curva de possibilidade de produção (oferta), vejamoso quadro:

     

                                                     Curva de Oferta (P)    Curva de Demanda (Qe)

    Ponto acima do Pe na oferta       Excesso de oferta        Excesso de demanda

    Ponto acima do Pe na demanda  Excesso de oferta          Escassez de demanda

    Ponto abaixo do Pe na oferta       Escassez de oferta      Escassez de demanda

    Ponto abaixo do Pe na demanda  Escassez de oferta       Excesso de demanda        <<===  caso da questão

    bons estudos

  • No equilíbrio de mercado, a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada. 

    Quando o governo fixa um salário acima do equilíbrio do mercado, faz com que a possibilidade de compra das pessoas(demanda) aumente. Porém, o interesse de produzir da firma é o mesmo. Desta forma, há o que conhecemos como excesso de demanda. 

    Em outras palavras, as pessoas querem consumir x+1, todavia, a firma só produz x. 

  • Quando se fala em salário, e não simplesmente em preço, o produto em questão é a mão de obra. Então as curvas de oferta e demanda são em função do salário x mão de obra. Um salario acima do ponto de equilibrio, significa uma oferta maior de mao de obra do que a demanda por essa mao de obra. Assim, vai ter mao de obra excedente, o que significa que os recursos (humanos, nesse caso), estarão ociosos. Isso caracteriza um ponto interno na curva de possibilidades de produção.
  • Quando eu crescer eu quero ser igual ao Renato.

  • Pessoal, o comentário da Patricia Pinheiro vai no cerne da questão.

  • Essa questão não tem a ver com excesso de demanda, como pode parecer.

    Os salários mais altos implicam uma oferta de mão de obra acima do que os produtores possam empregar. Isso significa fatores de produção inutilizados, ou seja, a produção não é 100% eficiente. Isso faz com que a produção dos bens fique abaixo da curva de possibilidade de produção. Os pontos à esquerda da CPP (pontos internos à curva) são os pontos ineficientes!

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Curva de Possibilidades de Produção (CPP).

    Como o nome dá a entender, a CPP demonstra as possibilidades de produção de uma economia, isto é, aquilo que a economia pode produzir no seu máximo.

    Qualquer ponto SOBRE a CPP significa que a economia está utilizando o máximo dos seus recursos produtivos (tanto máquinas/equipamentos quanto mão de obra). Um ponto abaixo da CPP mostra que a economia não está utilizando o tanto de recursos produtivos que poderia. Ou seja, não está produzindo o máximo possível.

    Um dos recursos que toda economia tem é o trabalho (mão de obra) que é influenciado pelo salário mínimo. De forma geral, o salário mínimo é a renda do trabalhador, mas representa um custo para as empresas. Se o salário mínimo for muito alto, teremos muitos trabalhadores oferecendo sua força de trabalho (pois irão ganhar mais), mas teremos poucas empresas contratando (pois elas terão maior custo com os trabalhadores, já que precisarão pagar salários mais altos).

    Pois bem, uma solução para isso seria deixar o próprio mercado, pela interação natural entre oferta e demanda de trabalho, fixar o salário mínimo. Assim, o mercado encontraria um valor de salário que representasse um meio termo para os ofertantes e demandantes do trabalho.

    Se o governo não fizer isso e colocar o salário mínimo acima do equilíbrio de mercado, isso impactará a oferta e demanda por mão de obra. Com o salário acima do equilíbrio do mercado, teremos a situação vista anteriormente: as empresas não contratarão muito, pois terão que arcar com salários maiores.

    Se as empresas não estão contratando muito, isto significa que a economia não está empregando tanto trabalhadores quanto poderia e, portanto, não está utilizando o máximo de recursos para produzir. Ou seja, de fato, estamos em um ponto abaixo da CPP.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Galera do TEC

    1 - remunerações "ACIMA" do equilíbrio do mercado

    • A questão quer dizer que o salário pago aos trabalhadores ficou acima do que seria o salário de equilíbrio do mercado sem interferências do governo. Desta forma menos empresas vão demandar trabalhadores, enquanto que mais trabalhadores vão ofertar trabalho. Haverá excesso de oferta de trabalhadores para menos vagas de emprego (demanda das empresas por trabalho).

    2 - o que leva a economia nesses locais para um ponto situado "ABAIXO" da curva de possibilidade de produção

    • Como agora existe excesso de oferta de trabalhadores, a economia está operando em um ponto de menor eficiência e portanto, num ponto situado abaixo da cpp.