SóProvas


ID
2254213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de macroeconomia, julgue o item subsequente.

O conceito de dívida bruta do governo geral abrange o total de débitos do governo federal e os débitos de responsabilidade das empresas estatais da esfera federal.

Alternativas
Comentários
  •  

    Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG)
    Abrange o total das dívidas de responsabilidade dos governos federal, estaduais e municipais (incluindo administração direta e indireta e INSS) junto ao setor privado, ao setor público financeiro, ao Banco Central e ao resto do mundo.

    https://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=7&idioma=P&idpai=GLOSSARIO

  • "Uma dificuldade na definição de déficit e dívida diz respeito à definição de setor público. Na Contabilidade Nacional, consideram-se como governo apenas a administração direta e os órgãos que realizam as funções típicas do governo, cuja receita advém de dotações orçamentárias. As empresas estatais ou públicas, que produzem bens e serviços, são classificadas junto com as empresas privadas." (Manual de Macroeconomia da USP)

  • Parafraseando a definição do BACEN:


    O total que o governo federal (incluindo INSS), estadual e municipal deve para o setor privado (títulos públicos), setor financeiro, Banco Central e para o resto do mundo

  • Esse CESPE é f... mesmo... o incompleto não é para considerar correto? Já que a assertiva não restringiu com o apenas, a assertiva deveria ser considerada como correta.

  • A definição do Eustaquio está diferente da informação encontrada no site do BCB. Não abrange adm indireta.

    Montante que abrange o total das dívidas de responsabilidade dos governos federal, estaduais e municipais (incluindo INSS) junto ao setor privado, ao setor público financeiro, ao Banco Central e ao resto do mundo.

  • A DBGG engloba os governos federal, estadual e municipal, sem estatais e sem Banco Central. Já a DLSP abarca esses três níveis de governo, o Banco Central e as estatais, exclusive as instituições financeiras públicas e as grandes empresas não dependentes de transferências de recursos do governo controlador, a exemplo de Petrobras e de Eletrobras. Outra diferença marcante entre os dois conceitos é que a DBGG não desconta os ativos dos governos, enquanto na DLSP há essa dedução, com destaque para os dois grandes ativos que são as reservas internacionais geridas pelo Banco Central e os créditos do Tesouro Nacional junto ao BNDES. 

  • Errado!

    As estatais não entram no governo geral.

    O Governo Geral é composto simplesmente por União, incluindo o INSS, Estados e Municípios.

    O Governo Geral é mais restrito que o Setor Público. Enquanto este contempla as estatais, aquele não o faz.

     

    Resposta: E

  • As estatais não entram no governo geral.

    O Governo Geral é composto simplesmente por União, incluindo o INSS, Estados e Municípios.

  • Peguinha!

    Cuidado para não confundir governo com setor público. Tecnicamente falando, quando usamos o termo “governo” as empresas estatais não estão incluídas. Já quando falamos em “setor público”, aí sim incluímos as estatais.

  • A Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) abrange o total dos débitos de responsabilidade do Governo Federal, dos governos estaduais e dos governos municipais, junto ao setor privado, ao setor público financeiro e ao resto do mundo. São incluídas também as operações compromissadas realizadas pelo Banco Central com títulos públicos.

    Os débitos de responsabilidade das empresas estatais das três esferas de governo não são abrangidos pelo conceito

  • Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG): Abrange o total das dívidas de responsabilidade dos governos federal, estaduais e municipais (incluindo administração direta e indireta e INSS) junto ao setor privado, ao setor público financeiro, ao Banco Central e ao resto do mundo.

    A Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) abrange, assim, o total dos débitos de responsabilidade do Governo Federal, dos governos estaduais e dos governos municipais, junto ao setor privado, ao setor público financeiro e ao resto do mundo.

    Essas duas definições são do próprio Bacen em documentos diferentes. Difícil saber se está errado pq faltou citar os governos estaduais e municipais ou pq não abrange adm indireta.