-
Gabarito CERTO
A operação narrada se caracteriza como depósito compulsório. O depósito compulsório é geralmente feito através de determinação legal, obrigando os bancos comerciais e outras instituições financeiras a depositarem, junto ao Banco Central, parte de suas captações em depósitos à vista ou outros títulos contábeis
Políticas monetárias contracionistas:
Aumento da exigência de depósito compulsório
Aumento da taxa de redesconto
Venda de títulos
Limitação aos empréstimos de liquidez
Aumentar taxa SELIC
bons estudos
-
Política Monetária Restritiva: engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos. Instrumentos:
Recolhimento compulsório: consiste na custódia, pelo Banco Central, de parcela dos depósitos recebidos do público pelos bancos comerciais. Esse instrumento é ativo, pois atua diretamente sobre o nível de reservas bancárias, reduzindo o efeito multiplicador e, consequentemente, a liquidez da economia.
Assistência Financeira de liquidez: o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, sob determinado prazo e taxa de pagamento. Quando esse prazo é reduzido e a taxa de juros do empréstimo é aumentada, a taxa de juros da própria economia aumenta, causando uma diminuição na liquidez.
Venda de Títulos públicos: quando o Banco Central vende títulos públicos ele retira moeda da economia, que é trocada pelos títulos. Desta forma há uma contração dos meios de pagamento e da liquidez da economia.
-
Na minha opinião essa questão deveria ser anulada, pois a questão somente fala em depósitos pelas instituições financeiras. Existem depósitos voluntários e compulsórios, esses são uma ferramenta da política monetária contracionista, aqueles não.
Gab: Certo.
-
De fato, um movimento do BC que faça os bancos realizarem depósitos junto a ele (aumentar o compulsório, por exemplo) é uma política monetária contracionista porque contrai a oferta de moeda na economia.
Resposta: C
-
Questão mal elaborada, o aumento da exigência de depósitos COMPULSÓRIOS sim, pode representar uma política monetária contracionista.
-
Certo
Política fiscal;
-> Gastos – despesas e transferências
-> tributação
(estimular – expansionista)
(desestimular – contracionista ou restritivas)
Contracionista:
- Retira dinheiro da economia
- Se há menos dinheiro em circulação, ele fica mais caro. E o que é entendido como preço do dinheiro? Os JUROS!! Logo, há elevação da taxa de juros.