SóProvas


ID
2254294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com referência aos planos econômicos adotados pelo Brasil após 1950 e às diversas estratégias de estabilização adotadas na economia brasileira, julgue o item a seguir.

A crise da economia do início da década de 80 do século passado foi caracterizada pelo aumento da dívida externa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Durante os anos 1970, a ditadura militar aproveitou os altos preços do petróleo para explorar suas "vantagens comparativas" com o objetivo de aprofundar sua industrialização e, assim, alcançar um alto crescimento econômico entre 1974 e 1980, ao custo do aumento do endividamento e da inflação.[3][4]

    Em 1981, o Brasil estava com sérios problemas para pagar suas obrigações, elevando a taxa de juros, o que resultou na imposição de um plano de austeridade que tentou, sem sucesso, reduzir os grandes déficits fiscais. A situação econômica provocou uma grande crise política que em 1985 pôs fim a 20 anos de ditadura militar no Brasil e o retorno da democracia.

    Até então, a necessidade de adotar uma política fiscal que pudesse manter o setor público sem o recurso à inflação tornou-se imperativa. O Plano Cruzado de 1986 foi o primeiro e mais importante de três planos econômicos heterodoxos empreendidos com o objetivo de neutralizar a hiperinflação através do controle de preços. No entanto, uma série de erros (principalmente ignorando a situação do setor público) significou o fracasso destes planos, enquanto a inflação continuou a acelerar no final da década de 1980.

    Em 1990, o governo de Fernando Collor de Mello iniciou uma série de reformas neoliberais e de livre mercado, que tentaram remediar, entre outras coisas, o atraso tecnológico do Brasil produzido pelo protecionismo das décadas de 1970 e 1980. Embora a inflação tenha sido finalmente controlada, os cortes sociais e a escassez de dinheiro causaram uma crise de natureza política e social que permaneceu após o impeachment de Collor em 1992. Seu sucessor, o vice-presidente Itamar Franco nomeou Fernando Henrique Cardoso como ministro da Fazenda, que de 1993 a 1994 desenvolveu o Plano Real, um novo plano econômico que estabilizou a economia através de uma maior liberalização econômica, paridade com o dólar e saldo orçamental.

    [wikipedia]

  • RESOLUÇÃO:

    Perfeito! É preciso ficar claro para nós que este é a principal marca da crise vivida no período.

    Para se ter uma ideia do impacto, a dívida externa do setor público elevou-se de 14,9% do PIB em 1981 para

    32,9% do PIB apenas dois anos depois.

    Resposta: C