SóProvas


ID
2255806
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um projeto de investimento de vida útil estimada de 12 (doze) anos e que apresenta um único fluxo de caixa negativo, referente ao seu investimento inicial, passou por uma avaliação intensiva de um grupo de três analistas. Cada um deles ficou responsável por uma das seguintes técnicas de análise: Valor Presente Líquido – VPL; Taxa Interna de Retorno – TIR; Índice de Lucratividade Líquida - ILL. Um dos analistas encontrou VPL negativo, outro encontrou ILL maior que 1 (um), e o terceiro encontrou TIR maior que a taxa de desconto utilizada no cálculo do VPL. Considerando que, de fato, o VPL do projeto é negativo, os cálculos da TIR e do ILL:

Alternativas
Comentários
  • Se o VPL é negativo, obrigatóriamente a TIR deve ser menor que taxa de desconto utilizada no cálculo do VPL. No entanto, a questão informa que a TIR é supior a taxa de desconto utilizada no cálculo do VPL. Logo, sendo o VPL negativo, a TIR está errada e nao é coerente.

  • Considerando que, de fato, o VPL do projeto é negativo, os cálculos da TIR e do ILL:, ou seja a questão afirma que o VPL está certo.

  • Se o Juros utilizado para o calculo do VPL foi 10%, por exemplo, e o VPL foi negativo, caso um Juros ainda maior for usado, mais negativo ficará o VPL. Logo, a TIR deve ser menor (a expecativa de retorno deve ser menor) para zerar o VPL. Logo, TIR < Taxa de Desconto.

    Quanto ao IL, é o somatório dos fluxos de caixa dividido pelo investimento inicial. O investimento é positivo, mas, como o VPL é menor que zero, a somatória dos fluxos é negativa. Logo, IL < 0.

    Assim, estão errados e não coerentes com o resultado do VPL. (E)