SóProvas


ID
2256277
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia atentamente o texto abaixo.

“O conceito de objetividade posto em voga consiste basicamente em descrever os fatos tal como aparecem; é, na realidade, abandono consciente das interpretações, ou do diálogo com a realidade, para extrair desta apenas o que se evidencia. A competência profissional passa a medir-se pelo primor da observação exata e minuciosa dos acontecimentos do dia-a-dia. No entanto, ao privilegiar aparência e reordená-las num texto, incluindo algumas e excluindo outras, colocando estas primeiro, aquelas depois, o jornalista deixa inevitavelmente interferir fatores subjetivos. A interferência da subjetividade nas escolhas e nas ordenações será tanto maior quanto mais objetivo, ou preso às aparências, o texto pretenda ser...”

LAGE, Nilson. Ideologia e Técnicas da Notícia. Florianópolis: Insular, 2001.

Ao ler o texto acima, podemos estabelecer que, na opinião do autor:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia, por favor, esclarecer o trecho abaixo. Estou com certa dificuldade em compreendê-lo.

     

    A interferência da subjetividade nas escolhas e nas ordenações será tanto maior quanto mais objetivo, ou preso às aparências,..

     

    Ou seja, quanto mais subjetivo, mais objetivo? E quanto mais objetivo, mais preso às aparências? É isso mesmo que está escrito?

     

    Obrigado desde já. 

  • Marcelo Neves, entendo que o autor afirma que, quanto mais o jornalista tenta ser objetivo, mais vai acabar ocorrendo o contrário: em algum momento ele vai acabar interferindo na notícia, uma vez que é ele quem define a ordem do que será falado, a abordagem, enfim - por mais que ele tente seguir a realidade, existem padrões, normas e até sua própria visão que vão interferir na produção da notícia. Então, a objetividade seria algo a se procurar, mas que jamais será alcançada plenamente.

  • Valeu, Jessica. Obrigado pela reflexão.

  • Marcelo Neves, 

    "A interferência da subjetividade nas escolhas e nas ordenações será tanto maior quanto mais objetivo, ou preso às aparências, o texto pretenda ser...”

    Perceba que a palavra "interferência" tem conotação negativa.

    Portanto, se você a substituir por "consequências deletérias", "estrago" ou coisa parecida ficará mais claro o sentido da afirmação.

     

  • Busca-se a objetividade e isenção, fazendo uso de determinadas técnicas. Contudo, o jornalista não pode eximir-se completamente da subjetividade porque toda e qualquer pessoa tem seus valores, suas crenças, seu repertório cultural...

  • O famoso mito da objetividade.