SóProvas


ID
2257975
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Controle da administração pública, em conceituação de Helly Lopes Meireles é a faculdade de vigilância, orientação e correção que um Poder, órgão ou autoridade exerce sobre a conduta funcional de outro. Tendo por base esse conceito grife a resposta ERRADA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

     

    Lei 9784 - Art. 53 A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

     

    O Poder Judiciário não pode se debruçar sobre o mérito administrativo, cabendo-lhe apenas a análise dos critérios de legalidade do ato.

     

    Em regra, o controle judicial se restringe ao controle de legalidade, não se pronunciando sobre a conveniência e oportunidade do ato em exame, ou seja, sobre o mérito administrativo. Os elementos que perfazem o mérito do ato administrativo (motivo e objeto) somente poderão ser objeto de análise pelo Poder Judiciário nos casos em que contrariarem princípios legais (como moralidade, imparcialidade e eficiência) ou que forem desproporcionais ou não pautados em critérios previstos em lei. Por exemplo, conforme ensina a Professora Di Pietro, a ausência ou falsidade do motivo, isto é, dos fatos que precedem a elaboração do ato, caracteriza ilegalidade, suscetível de invalidação pelo Poder Judiciário, não constituindo invasão do mérito administrativo.

    Estratégia Concursos.

     

     

  • Administração - MÉRITO E ILEGALIDADE.

    Poder Judiciário - Somente ILEGALIDADE.

  • Letra E estranha.

  • achei que havia excessões.Errei por isso. Complicado entender ad doutrina assim.

     

  • Essa banca tem umas redações incríveis kkkkk 

  • alternativas boas com a errada por coisa simples, poderia dificultar mais

  • "Não cabe ao Poder Judiciário interferir no mérito administrativo."

     MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro.

  • GABARITO: D

    Lei 9784. Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

  • Para mim essa E) também estaria errada!!!!!

    O que acham?

  • Segundo grande parte da doutrina quando o Poder Judiciário fiscaliza ou controla sobre atos do Executivo, o controle será sempre de LEGALIDADE ou LEGITIMIDADE

  • Quanto aos atos discricionários, a revisão do Poder Judiciário está restrita à legalide e não ao mérito

    @futuroagentefederal2021

  •  

    A questão indicada está relacionada com o controle da administração pública.

    - Deve-se buscar a alternativa ERRADA:


    A) CERTO. O controle conforme a origem pode ser classificado em interno e em externo. O controle externo é aquele em que um Poder exerce controle sobre os atos praticados por outro Poder.

    B) CERTO. O controle dos atos da Administração Pública é realizado pelo Poder Judiciário.

    C) CERTO. O controle da Administração Pública comporta diversas classificações. Cabe indicar que o controle pode ser entendido como o conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos para fiscalizar e rever a atuação administrativa.

    D) ERRADO. O controle judicial analisa aspectos de legalidade e não de mérito.

    E) CERTO. O controle de mérito se atém aos aspectos de conveniência e de oportunidade. O controle de mérito é realizado pela própria Administração Pública. O resultado do controle de mérito é a revogação. O resultado da atividade jurisdicional é a anulação.

    Gabarito do Professor: D)