GABARITO A: De acordo com Viana, a administração de materiais é,1
o planejamento, a coordenação, a direção e o controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.
A Administração de Materiais é fundamental em qualquer entidade pública e privada, pois é através dela que a organização adquire os insumos de que necessitará para produzir um produto ou fornecer um serviço.
Dessa forma, a ARM é um conjunto de processos dentro de uma organização que devem assegurar que esta consiga adquirir os diversos materiais necessários para seu funcionamento.
No caso do setor público, essa função adquire ainda uma importância maior, pois os valores comprados são muito altos. Assim, uma boa administração é importante para evitar desvios de recursos e possibilitar a maximização dos recursos da coletividade.
Esses desvios podem ocorrer tanto no processo de compra (com superfaturamentos, por exemplo) como no de armazenamento (subtração dos itens em estoque, como o roubo de remédios em hospitais).
Além disso, o Estado também pode atuar comprando os chamados “estoques reguladores”, como ocorria nos casos em que comprava café dos produtores para “amortecer” a flutuação de preços.
Portanto, como a Administração Pública é um dos maiores compradores na economia nacional e é um cliente grande para diversas empresas, ela acaba recebendo pressões políticas e corporativas. Dessa forma, essa área é um foco de corrupção potencial e deve ser bem controlada.
A Administração de Materiais pode ser dividida nas seguintes áreas de atuação:2
Ø Gestão de estoques.
Ø Gestão de compras.
Ø Almoxarifado.
Ø Planejamento e controle da produção.
Ø Importação (quando for o caso).
Ø Transportes e distribuição.