SóProvas


ID
226252
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma pequena empresa possui dois dispositivos do tipo NAS (Network Attached Storage) para armanezar o backup de seus usuários. O primeiro NAS possui 5 discos de 1 TB em RAID 5, o segundo, 2 discos de 1 TB em RAID 0. Qual o total de espaço disponível, em TB, para backup?

Alternativas
Comentários
  • RAID 0 = é só a concatenação dos discos em um único volume

    RAID 5 = perde-se um dos discos por causa dos dados de paridade.

     

     

  •  No RAID 0, não há "perca" de nenhum disco para controle. Porém no RAID 5 há "perca" de 1 disco para o controle do sistema. Então o resultado é (5-1) + (2-0) = 6.

  • d) 6
    no RAID 5 não dá para usar os 5 discos porque preciso de espaço para armazenar a paridade , que fica distribuida em todos os discos, então efetivamente vou usar 4 discos. blz?
    no RAID 0 (Stripping) não há replicação de dados e eu uso os 2 discos para escrita.
    4+2 = 6

    Espero ter ajudado.
    {}s
    Marcelo

    Dê sua avaliação. obrigado!!!
  • Pensei em outra possibilidade para essa questão:

    1o NAS) 5 discos de 1 TB em RAID 5,

    3 Discos para dados
    1 Paridade
    1 Hot Spare

    Total para armazenamento = 3TB

    2o NAS) 2 discos de 1 TB em RAID 0

    Total para armazenamento = 2TB

    Sendo o total do 1o NAS com o 2o = 3 + 2 = 5 TB

    *Como esse cenário seria outra possibilidade para o RAID 5, acredito que a questão seja ambígua, admitindo duas respostas - C-5TB ou D-6TB)
  • No RAID 5 a paridade é distribuida em todos os discos, por isto cada disco não terá disponivel para os dados 100% de 1Tbyte, somente 80%. A conta que se faz para armazenamento da paridade é de 20% do volume.  Então uma continha rápida, 800Gbytes de dados para cada disco x 5 discos então temos 4 Tbytes disponiveis.
    No RAID 0, não é utilizado nenhuma redudância, então temos 100% do volume de cada disco. São dois discos então temos 2Tbytes.
    Portanto, o volume total de dados é 4 + 2 = 6Tbytes.

  • O RAID 5 usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. Os arquivos são divididos em fragmentos de tamanho configurável e, para cada grupo de fragmentos, é gerado um fragmento adicional, contendo códigos de paridade.

    Note que, ao invés de reservar um HD inteiro para a tarefa, os códigos de correção são espalhados entre os discos. Desta forma, é possível gravar dados simultaneamente em todos os HDs, melhorando o desempenho.

    O RAID 5 pode ser implementado com a partir de 3 discos. Independentemente da quantidade de discos usados, sempre temos sacrificado o espaço equivalente a um deles. Ou seja, quanto maior é a quantidade de discos usados no array, menor é a proporção de espaço desperdiçado.

    Em um sistema com 5 HDs de 500 GB, teríamos 2 TB de espaço disponível e 500 GB de espaço consumido pelos códigos de paridade. Usando 8 HDs teremos 3.5 TB para dados e os mesmos 500 GB para paridade, e assim por diante.

    Fonte: http://www.hardware.com.br/termos/raid-5

  • No wikipedia em inglês (http://en.wikipedia.org/wiki/RAID) mostra maiores detalhes sobre a eficiência de espaço. No RAID 5 ocorre uma eficiência de espaço = 1-1/n (onde n representa a quantidade de discos). Sendo assim temos => 1-1/5 = 4/5. 4/5 é quanto vai ser usado do disco. Logo: 4/5 x 5TB => 20/5 => 4TB
    Somando esses 4TB com mais 2TB do RAID 0 [ que se usado sozinho só servirá para você perder teus dados em um curto espaço de tempo :) ], temos 6GB e a resposta correta: letra d.
  • Questão de interpretação duvidosa, como estamos falando de backup estes seriam as cópias de segurança dos arquivos, sendo então dados que não podem ser perdidos, quando se implemanta no sistema de arquivos o RAID0 a intenção é ganho de performance não havendo redundancia dos dados alí gravados, sendo assim estes dados correm alto risco de serem perdidos, portanto não se deve gravar os arquivos de backup nestes discos, um backup eficiente seria implementado no primeiro grupo de arrays com 5 discos de 1 tera e RAID5, como o sistema de RAID5 utiliza um dos discos para assumir o lugar de um outro que venha a falhar nos resta 4 terabytes para montar o sistema de backup, com um nível de segurança maior.
  • Concordo com o Vladmir.

    Descartei de cara o backup no RAID 0, pois ele nao objetiva espelhamento, armazenamento de paridade..enfim...qualquer coisa relacionada a possibilidade de se fazer backup.
  • O RAID 5 necessita do espaço de 1 disco para a paridade, então nesse caso para armazenamento são 4 TB e 1 para paridade.
    O RAID 0 divide a informação entre discos e utiliza o total de armazenamento dos mesmos para informações, nesse caso irá utilizar 2 TB para armazenamento.