SóProvas


ID
2265679
Banca
FCM
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tanto o Planejamento Estratégico Empresarial (PEE) quanto o planejamento estratégico situacional (PES) consideram a existência de vários atores no processo estratégico. A diferença no modo como o PES e o PEE consideram e analisam as interações entre esses atores constitui-se num dos principais diferenciais entre essas duas metodologias.

Analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) O método PES surge como elogio ao planejamento tradicional (PT), abrangendo tanto o planejamento do desenvolvimento econômico e social (PDES) quanto o planejamento estratégico empresarial (PEE).

( ) O PEE é um método que considera as diversas percepções e explicações de todos os atores envolvidos na situação.

( ) O PES estabelece que o processo de formulação de estratégia deve ocorrer passo a passo, em momentos preestabelecidos.

( ) O PES é um método que percebe o mundo de forma subjetiva, voltado para o cálculo interativo, considerando a explicação dos diversos atores que participam do jogo em questão.

( ) O PES estabelece que o processo de formulação de estratégia deve ocorrer continuamente, em momentos preestabelecidos.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • GAB.: D

  • Alguém explica essas definições desses tipos de planejamentos? não consigo localizar nas obras do Chievenato, do Sobral e Pecci e nem do Maximiliano rs.. 

  •  

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Foco Força e Fé !

    Lincoln Vais

  • A Banca querendo desanimar o candidato...!

     

    Passou nem perto...!

  • O planejamento tradicional "repousa na capacidade de predição", enquanto o Planejamento Estratégico Situacional "é um cálculo que precede e preside a ação para criar o futuro, não para predizê-lo", mas para aumentar a limitada capacidade de previsão [1] (p. 15). Enquanto o planejamento tradicional acredita poder controlar a realidade, o Planejamento Estratégico Situacional pretende (por acreditar ser possível) apenas influir na realidade.

    Diagnóstico: redução da realidade a uma explicação única;

    Situação: explicações assimétricas sobre a realidade; pressupõe não apenas "respostas diferentes a perguntas iguais, mas respostas diferentes a perguntas diferentes, e que para um mesmo problema, há diferentes valores e chaves de interpretação possíveis [1] (p. 32-33).

    Matus, Carlos; Franco Huertas (1996). O método PES. entrevista com Matus 1 ed. São Paulo: Fundap. / Wikipédia

  • Uma das principais ideias do PES seria a de um processo de planejamento que envolva um cenário em que existem diversos atores externos com objetivos divergentes e que a realidade não poderia ser vista por um viés determinista. Ao contrário do planejamento tradicional que busca atuar em cima de um cenário projetado. 

  • 1. (F) O método PES surge como elogio ao planejamento tradicional (PT), abrangendo tanto o planejamento do desenvolvimento econômico e social (PDES) quanto o planejamento estratégico empresarial (PEE). -> O PES surge como um contraponto ao planejamento tradicional, considerado tecnocrático e rígido demais para lidar com a complexidade da realidade social: vários atores envolvidos e vários cenários futuros possíveis.

    2. (F) O PEE é um método que considera as diversas percepções e explicações de todos os atores envolvidos na situação. -> O PES  é um método que considera as diversas percepções e explicações de todos os atores envolvidos. Os planejamentos tradicionais não consideram os vários atores modificadores do ambiente. Por este motivo, inclusive, o PES tenta apenas influir na realidade, não controlá-la - como ocorre no PEE.

    3. (F) O PES estabelece que o processo de formulação de estratégia deve ocorrer passo a passo, em momentos preestabelecidos. -> O PES sugere que o planejamento e a formulação de estratégia sejam contínuos, acompanhando sempre as modificações dos cenários. Assim, não há que se falar em momentos preestabelecidos, pois há diversos cenários futuros possíveis. O planejamento não ocorre de forma linear e sequencial (em etapas), mas sim modular, devendo ser alterado sempre que os cenários mudem.

    4. (V) O PES é um método que percebe o mundo de forma subjetiva, voltado para o cálculo interativo, considerando a explicação dos diversos atores que participam do jogo em questão.

    5. (F) O PES estabelece que o processo de formulação de estratégia deve ocorrer continuamente, em momentos preestabelecidos->vide nº 3

     

    Fonte: resumos pessoais

  • Solicitem comentário do prof!

  • ESTUDAR, ESTUDAR E ESTUDAR

    RESOLVER QUESTÕES, RESOLVER QUESTÕES E RESOLVER QUESTÕES

    SER APROVADO, NOMEADO E ENTRAR EM EXERCÍCIO :)

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    A primeira assertiva está errada

    • O PES surge como um contraponto (e não como “elogio”) ao planejamento tradicional. 

    A segunda assertiva está errada

    • Pelo contrário! O PEE (planejamento estraté gico “tradicional”) não considera as diversas percepções e explicações de todos os atores envolvidos na situação.  
    • É o PES que considera as diversas percepções e explicações de todos os atores envolvidos na situação. 

    A terceira assertiva está errada

    • O PES considera que o processo de planejamento deve ocorrer continuamente, de acordo com as circunstâncias e ações dos outros “jogadores”. Além disso, não há que se falar em “momentos preestabelecidos”.  
    • É no planejamento “tradicional” que a formulação da estratégia ocorre em momentos “preestabelecidos”. 

    quarta assertiva está correta.  

    • Isso mesmo! O PES é voltado para a interação, e leva em consideração as ações dos diversos jogadores que participam do jogo. 

    quinta assertiva está errada.

    • A primeira parte da assertiva está correta. De fato, o PES estabelece que o processo de formulação de estratégia deve ocorrer continuamente.  
    • Contudo, a segunda parte da assertiva está errada. No PES, não há que se falar em “momentos preestabelecidos”. 

  • ☠️ GABARITO LETRA D ☠️

    A primeira assertiva está errada. O PES surge como um contraponto (e não como “elogio”) ao planejamento tradicional.

    A segunda assertiva está errada. Pelo contrário! O PEE (planejamento estratégico “tradicional”) não considera as diversas percepções e explicações de todos os atores envolvidos na situação. É o PES que considera as diversas percepções e explicações de todos os atores envolvidos na situação.

    A terceira assertiva está errada. O PES considera que o processo de planejamento deve ocorrer continuamente, de acordo com as circunstancias e ações dos outros “jogadores”. Além disso, não há que se falar em “momentos preestabelecidos”. É no planejamento “tradicional” que a formulação da estratégia ocorre em momentos “preestabelecidos”. 

    A quarta assertiva está correta. Isso mesmo! O PES é voltado para a interação, e leva em consideração as ações dos diversos jogadores que participam do jogo.

    A quinta assertiva está errada.

    A primeira parte da assertiva está correta. De fato, o PES estabelece que o processo de formulação de estratégia deve ocorrer continuamente.

    Contudo, a segunda parte da assertiva está errada. No PES, não há que se falar em “momentos preestabelecidos”.