-
R.:
e) Todas as afirmações estão corretas
-
Gabarito letra E
Sendo bem objetivo:
Planejar: é examinar o futura e traçar objetivos e um plano de ação;
Organizar: é montar uma estrutura humana e material, é alocar recursos para alcançar os objetivos.
Controlar: é cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações.
Fonte: Material Rafael Ravazolo - Casa do Concurseiro
-
PLANEJAMENTO
Para Sobral e Peci[i]: “Planejamento é a função da administração responsável pelas definições dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam as suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito - objetivos - e como deve ser feito - planos.”
Para Chiavenato[ii]: O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.
Desta forma, fica fácil entender que o planejamento, em suma, está ligado a três palavrinhas: Diretrizes, Objetivos e Metas. Usamos o mnemônico DOM para memorizar. Em que pese, diretrizes está ligada aos planos, ao como alcançar, objetivos e metas estão ligados ao desejo da empresa, em qual lugar ela quer chegar, o que ela quer alcançar.
//
ORGANIZAÇÃO
Em uma definição simplista, que já resolve metade das questões, organização significa alocar os recursos materiais, financeiros e humanos. Alocar significa colocar no lugar certo ou destinar a um lugar com um fim específico - no caso, os objetivos da organização. Chiavenato propõe uma definição mais completa, para ele organização "significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles".[i]
A gente já tem uma noção do que são os recursos, e temos também uma boa definição de organização ancorada no Chiavenato. Desses vieses podemos depreender mais informações a respeito da organização. Lembra que temos que organizar as pessoas? Os nossos recursos humanos. Pois bem, dessa informação surge algumas questões de prova, pois é função da organização definir as atribuições das pessoas e as suas responsabilidades, é com a organização que definimos o que cada um deve fazer e qual é a sua autoridade em termos de hierarquia.
Vamos ver como esta primeira parte vem sendo cobrada em prov
[i] CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 173.
[i] SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa. Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008, p. 132.
[ii] CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 167.
Fonte: Administração sob a ótica dos concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
-
CONTROLE
Basicamente, o controle existe para assegurar o cumprimento do que foi planejado, organizado e dirigido, em outros termos é a função responsável por verificar se o que foi planejado vem se cumprindo, até por isso encontramos em provas expressões como avaliação e comparação – do que foi planejado com a situação atual -. Em situações de divergência do que foi planejado com o que vem acontecendo, cabe ao controle corrigir os desvios. Vamos pensar de forma prática: Você, concurseiro, organizou um grupo de cinco estudantes para estudarem juntos para determinada prova, planejaram os objetivos e as metas, traçaram a estratégia, organizaram os recursos materiais, financeiros, humanos e de tempo, e você como líder dirigiu o grupo os liderando e os motivando. Acontece que no dia da prova, nenhum dos candidatos passaram. Algo deu errado, não é mesmo? Cabe à função do controle reaver o que vem não dando certo, até por isso entendemos que as funções são contínuas e infinitas, pois devem se adaptar às necessidades do tempo e do ambiente constantemente.
Fonte: Administração sob a ótica dos concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
-
Todas corretas.
Palavras-chave das funções da Administração:
Planejamento - estratégias e o objetivos;
Organizar - o que, como é quem vai fazer;
Dirigir - liderar e motivar; e
Controlar - monitorar resultados.
-
LETRA E CORRETA
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
-
Teoria NeoClássica Drucker
Macete: Pode ser P.O.D.C
Planejar
Organizar
Dirigir
Controlar
-
Planejar: Formular objetivos e os meios para alcançá-los.
Organização: Desenhar o trabalho, alocar os recursos e coordenar as atividades.
Direção: Designar as pessoas, dirigir esforços, motivá-las, liderá-las e comunicá-las.
Controle: Monitorar as atividades e corrigir os desvios (recursos humanos, financeiros, materiais, tecnológicos e informação).
-
PLANEJAMENTO = ESTRATÉGIA, OBJETIVOS, METAS, DEFINIÇÃO
ORGANIZAÇÃO = REUNIÃO, ALOCAÇÃO, DECISÃO, DEFINIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO
CONTROLE = AVALIAÇÃO, CORREÇÃO, MONITORAMENTO, COMPARAÇÃO, VERIFICAÇÃO
-
P - DEMO - Definir, Estrategia, Metas, Objetivos.
O - DRADD - Decisão, Reunião, Alocação, Departamentos, Distribuição.
D - CLiM - Comunicar, Liderar, Motivar.
C - MAC - Monitorar, Avaliar, Corrigir.
-
Típica questão p/ exaurir o candidato
-
FUNÇOES ADMINISTRATIVAS
O FAMOSO PODC.
PLANEJAMENTO
ORGANIZAÇÃO
DIRECIONAR
E CONTROLAR
-
Questão com definições corretíssimas!
Esse tipo de questão da até medo, tem que ir lendo e grifando, pois a banca pode colocar alguma pegadinha pra gente escorregar! kkkk
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as funções administrativas. Neste caso, assinalemos a alternativa que contempla a sequência das afirmativas corretas.
Bem, antes de apontar para a alternativa correta, vejamos quais são as funções da administração.
Planejamento
Por ser a primeira função, é até óbvio que ela serve de alicerce para as demais funções administrativas. A função de Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.
Organização (estruturação)
A função Organização se refere, basicamente, à divisão dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc.) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.
Direção
A direção volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato (2000, p. 279) leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar.
Controle
A função de Controle tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente. De acordo com Chiavenato (2004. p. 16) o controle é o “processo de assegurar que as atividades atuais das organizações estejam em conformidade com as atividades planejadas.
As atividades acima mencionadas, quando consideradas em conjunto, dão origem ao processo administrativo. Quando consideradas isoladamente, por outro lado, constituem funções administrativas, é que ensina Chiavenato (2000. p. 131).
No caso dessas afirmativas, todas as afirmativas estão corretas.
GABARITO: E
Fontes:
CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. n 2° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 8° ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.