-
Estruturas rígidas sao mais economicas e voltadas para ambientes mais estáveis, e normalmente adotam um estrutura funcional, ou seja, com divisoes rídigas de ativides, onde cada uma sabe exatamente o que fazer. No mais, importante salientar que este tipo de estrutura ainda é muito usada, no entanto, por empresas de pequeno porte.
-
Na prática observo sob outra óptica, principlamente na adm. pública. Estruturas que incentivam o controle rígido do trabalho, a concentração do poder decisório e a criação de regulamentos para dirigir o comportamento dos funcionários são apropriadas para organizações que adotam estratégias competitivas focadas na redução de custos. Pelo contrário estruturas desse tipo tendem a aumentar os custos.
-
Pessoal, mas pelo que tenho lido, a concentração do poder decisório implica em uma quantidade maior de níveis hierárquicos, o que, por consequência, eleva o custo da empresa. Meu raciocínio está errado? Alguém pode esclarecer isso pra mim?
Muito obrigado!
-
Para esse enunciado a ideia que casa melhor é a da estrutura simples, sabem? Pouco funcionário, recursos limitados etc.
-
Quando há um controle do processo produtivo, obviamente o que se busca é a eliminação de perdas, gastos oriundos da ineficiência e do desperdício de recursos, tanto humanos como as matérias-primas. Com menos níveis hierárquicos, são menos salários a serem pagos. Por aí, dar pra concluir que a questão está correta.
-
Juliano Silva, quando se concentra o poder decisório ocorre a eliminação de níveis hierarquicos, exatamente por transferir o poder para apenas um. Pense em uma República (decisão na mão de vários) que se transforma em Monarquia (o Rei decide), diminui-se decisores, por consequência, diminui-se níveis hierarquicos existentes.
Acredito ser que seja isto.
-
A questão se refere à estrutura mecanicista: burocrática, hierarquizada, diminui custos.
-
CARACTERÍSTICAS QUE INFLUENCIAM PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS EM ORGANIZAÇÕES MECANICISTAS.
- ESPECIALIZAÇÃO é a distribuição de diferentes atividades entre as pessoas no sentido de aumentar o potencial de capacidades, a economia de tempo, a aquisição de habilidades por treinamento e a prática e, em conseqüência, o aumento da produção, a redução de custos e a economia de escala.
- RACIONALIZAÇÃO é o emprego de métodos científicos de trabalho visando ao planejamento e à organização de atividades para obter redução de custos e aumento da eficiência e da produtividade dos operários.
- PADRONIZAÇÃO é a aplicação de normas fixas para homogeneizar ciclos de produção para obter redução de custos e aumento de eficiência.
- UNIFORMIDADE: favorece a padronização, a redução de custos e erros, pois as rotinas são definidas por escrito.
ESSA REDUÇÃO DE CUSTOS É CONSEQUÊNCIA DO AMBIENTE NA QUAL ESTÁ INSERIDA: AMBIENTE E ATIVIDADES ESTÁVEIS E PREVISÍVEIS.
GABARITO CERTO
-
aiai, essa Cespe, pior sao as pessoas q forçam o gabarito também....
-
-
Gabarito: CERTO.
Galera, a questão realmente está certa. Nosso "modus operandi" às vezes nos dá uma rasteira, por isso é necessário que fiquemos atentos ao contexto e ao jogo de palavras.
Talvez o motivo que levou muitos ao erro foi a utilização do termo ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS. Pode soar estanho e contraditório falar em competitividade quando se utiliza um modelo estrutural rígido/burocrático-mecanicista, mas é sim possível ser competitivo utlizando-se esse modelo em AMBIENTES DE ESTABILIDADE. Não é apenas possível como também é recomendável. O resultado é: ESPECIALIZAÇÃO, REDUÇÃO DE CUSTOS, ECONOMIA DE ESCALA, PADRONIZAÇÃO (...)
Estruturas que incentivam o controle rígido do trabalho, a concentração do poder decisório e a criação de regulamentos para dirigir o comportamento dos funcionários são apropriadas para organizações que adotam estratégias competitivas focadas na redução de custos.
-
Concurseiro Brasília, exatamente!!! O termo " ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS", realmente foi o que gerou dúvida...
-
Quando há controle rígido do trabalho, precido de muitos chefes, então não vejo como reduzir custos assim...
-
Quando buscam a redução de custos, o modelo mecanicista é mais apropriado, pois sua previsibilidade leva à redução de custos dos processos e até mesmo de pessoal, que não precisa ser altamente especializado, já que todos os procedimentos estão predeterminados.
Gab. CERTO
Fonte: material do estratégia concursos
-
PADRONIZAÇÃO = MODELO MECANICISTA = REDUÇÃO DOS CUSTOS = HOMEM ROBÔ
-
Palavras-chave : Controle rígido, concentração de poder (=centralização), regulamentos.
Estruturas centralizadas = custos menores.
Estruturas descentralizadas = maiores custos .
-
CERTO!
O que torna essa questão estranha para muitos é o fato de mencionar várias características que a um primeiro momento não combinam com REDUÇAO DE CUSTOS. Mas pra mim, a questão não é estranha pq todas essas características eu já conheço desde a minha infância como sendo pertencentes à organizaçoes que visam a redução de custos. São as caracteríticas do meu pai hehe
Meu pai geria a familia dele (eu, minha mae e meus irmãos) como se fosse os funcionários de uma empresa ( e a nossa casa era a empresa)
Ele tinha um controle rígido sobre nós, detinha a concentração do poder decisório, adorava impor regras , e no entanto, adotava estratégias focadas na REDUÇÃO DE CUSTOS!
Ta vendo? eu nao disse que essas características tem mesmo tudo a ver com REDUÇÃO DE CUSTOS!
___________________________________________________________________________________________________________
Gente, eu só estudo fazendo associaões da teoria com alguma situação que me faça lembrar na hora de resolver a questão e por causa disso, outro dia alguém falou que eu só estudo na base do decoreba! Eu penso o senguinte: eu quero é passar! Não importa quais métodos eu uso, qualquer método é válido, desde que me leve ao resultado desejado por todos aqui. E outra coisa: no final das contas, toda a teoria que a gente aprende vai se transformar em questões no dia da prova!
-
Cultura Mecanicista e Cultura Orgânica Alternativa: CERTA
Essa classificação de culturas se originou do trabalho de Morgan sobre modelos estruturais. As
culturas mecanicistas são caracterizadas por rigidez, formalidade e controle sobre seus integrantes.
Essa cultura foi dominante na época da industrialização e é mais adequada a organizações
estáveis, em que as metas e os objetivos não mudam constantemente, com funcionários mais
propensos a aceitar a submissão às regras e participar pouco do processo decisório.
A cultura orgânica (que deriva de organismos vivos, da biologia) é mais preocupada com a
interação com o meio ambiente (fornecedores, clientes, governos etc.). Seus princípios são:
flexibilidade, adaptabilidade e informalidade. Portanto, seus funcionários participam ativamente do
processo decisório. Assim sendo, em ambientes dinâmicos essa é a cultura recomendada.
Rennó, Rodrigo
Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. Pag. 52/439 pdf
Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.
Platão
-
Eu pensei da seguinte forma: as características descritas no enunciado (controle rígido do trabalho, a concentração do poder decisório e a criação de regulamentos para dirigir o comportamento dos funcionários) estão associadas às Organizações mais tradicionais e aquilo que é tradicional, geralmente, é mais barato de se implementar, do que aquilo que é moderno.
-
A centralização leva à economia de escala. Gab c.
-
Gab Certa. Gente essa questão tem a ver com as Estratégias Competitivas de Porter. Na hora que li lembrei que o Cespe associa o controle rígido a Estratégia em Liderança( Redução) em Custos. As 3 são Liderança no Custo Total, Diferenciação e a de Enfoque
Esta estratégia de Liderança no Custo Total exige uma grande perseguição na redução dos custos, um controle rígido nas despesas gerais e administrativas, e a minimização nos investimentos. Nessa estratégia, a empresa busca ser a mais eficiente na produção de produtos e serviços em seu mercado, de modo que tenha vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Pode-se alcançar isso com: economias de escala, acesso a matérias-primas mais baratas, estrutura e controle centralizador.
A estratégia competitiva de diferenciação faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor.
A estratégia competitiva de foco significa escolher um alvo restrito, em que a firma atende necessidades específicas de um determinado grupo, dessa forma, a empresa pode oferecer algo considerado único pelos seus clientes.
https://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/modulo-iii-definicao-de-objetivos-e-estrategia/estrategia-generica-de-custo/
Livro Rodrigo Renno
-
Penso que um controle rígido do trabalho pode impedir retrabalho, desperdício ou perda de produtividade, essa última podendo ser gerada por comportamentos inadequados dos funcionários (o que não acontecerá, caso existam regulamentos que dirijam seus comportamentos).
-
Na IBM da década de 90, chegou-se a implementar uma estrutura simples (linear) temporariamente para que a empresa conseguisse bater a meta de cortar 90 milhões em gastos por ano. Tudo ficou centrado no presidente à época, que se declarou um "pequeno ditador do bem" (fonte: livro Comportamento Organizacional, Stephen Robbins). Estruturas descentralizadas são muito boas em produzir com mais eficiência e eficácia, mas também são ótimas em gastar e muito ineficientes em cortas despesas, uma vez que cortar despesas pode significar demitir pessoal, cortar recursos, encerrar projetos e até extinguir setores inteiros. Imagina que eu precise "limpar" alguns setores. Será que eu posso atribuir ao próprio setor sua extinção? Será que num processo decisório descentralizado o chefe concluirá que o melhor a fazer é se demitir, demitir todo o pessoal, e entregar os recursos orçamentários à cúpula? Difícil. Nesses casos, é preciso administrar de maneira centralizada, pôr a casa em ordem, para só então repensar num modelo mais moderno e orgânico. É como o governo. Ele descentraliza e distribui recursos que é uma beleza, mas na hora dos cortes, só o Congresso Nacional junto ao Presidente podem fazer os ajustes necessários.
-
"Estratégias Competitivas de Porter".
-
essa professora do QC é péssima
-
Bota "péssima" nisso, e o QC parece não dar a mínima para nossas reclamações.
-
Controle rígido: supervisão próxima, menor amplitude de controle, mais níveis hierárquicos.
Concentração de poder decisório: centralização, que é poder de decisão na cúpula.
Regulamentos para dirigir comportamentos: apego a formalismos, à racionalidade, a regras.
Temos 3 características clássicas da organização burocrática.
Uma estrutura com muitos níveis, apegada somente a seguir normas, não está preocupada, muito menos focada, em reduzir custos.
Por isso, não concordo com o gabarito.
-
O controle rígido do trabalho, a concentração do poder decisório e a criação de regulamentos para dirigir o comportamento dos funcionários = Poder centralizado = Redução de custos.
-
Certo
Quando buscam a redução de custos, o modelo mecanicista é mais apropriado, pois sua previsibilidade leva à redução de custos dos processos e até mesmo de pessoal.
-
horizontalizar é caro, simples rs
-
não entendo que o termo "competitivas" esteja certo, muito pelo contrário...
-
CERTO
As vantagens da centralização, de acordo com Chiavenato, são:
Controle – facilita o controle de problemas complexos ou que podem ter consequências para toda a organização.
Custos – devido a uma escala maior, algumas decisões são mais efcientes quando são centralizadas em um setor. Isso pode ocorrer em centrais de compras, por exemplo, que podem conseguir preços melhores do que diversos setores comprando o mesmo produto separadamente.
Novas tecnologias – com as novas tecnologias de TI a cúpula da empresa pode ter informações cada vez mais rapidamente,
-
Gente, o termo estratégia competitiva refere-se às estratégias genéricas de Porter, a meu ver, por isso o termo utilizado.
"A estratégia competitiva de custo, na qual a empresa centra seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor. " -----> VISÃO MECANICISTA
-
GAB.: C
Quanto mais orgânica a estrutura, mais gastos ela gera.
"Todas as vitórias ocultam uma abdicação..."
Simone de Beauvoir
-
Almejando reduzir custos você irá:
- Controlar de forma rígida o trabalho? (Evitar erros - Tempo é dinheiro! - Evitar desperdício de material)
- Concentrar o poder decisório? (Mais pessoas decidindo, mais custos. Só lembrar do controle de estoque)
- Criar regulamentos para dirigir o comportamento dos funcionários? (Criar padrões de comportamento voltados para a economia)
-
Kami Ferreira, obrigado pelo comentário.
-
Basta se lembrar de que a estrutura linear é mais barato que a estrutura horizontal.
-
Podemos colocar tudo no mesmo pacote: estrutura linear, estrutura burocrática, estrutura mecanizada, estrutura enxuta, estrutura verticalizada, corte de gastos, controle burocrático, centralização de decisões, pouco níveis hierárquicos etc.
Resposta: Certo.
-
CERTO
-
Essa parte que fala de competitiva foi que me induziu ao erro.
-
✅ Gabarito: CERTO
Questão aborda uma da 3 estratégicas genéricas de Porter:
Liderança em custo: estrutura de custo mais baixa possível (questão)
Diferenciação: produto ou serviço exclusivo no mercado
Enfoque/Foco/Nicho: escolher determinado seguimento e focar em diferenciá-lo ou liderar no custo
-
É só lembrar da teoria de MAX WEBER: A burocrática. Visava à eficiência (redução de custos) pelo controle rígido do trabalho, a concentração do poder decisório e a criação de regulamentos para dirigir o comportamento dos funcionários.
-
Olhei controle rígido, pensei que ia contratar uns supervisores e ia ficar caro. Mas pesando depois, o controle pode se dar pelo próprio chefe
-
Gab: CERTO
Pense que na Estrutura Centralizada ocorre a economia de escala, ou seja, há redução de custos nos lotes de compras. Então, há um significativo controle de eficiência! Pensei nessa linha para marcar!