SóProvas


ID
2269786
Banca
FGV
Órgão
PC-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma das características mais importantes da água de um aquário é o pH. O pH resumidamente é um índice que mostra quão ácida ou alcalina está a água ou se ela está neutra. (...) O ideal antes de se montar um aquário é determinar qual o tipo de peixe que você pretende ter vivendo nele e por meio de uma tabela de pHs dos referidos peixes você saberá se os peixes são compatíveis e em consequência qual o pH que sua água deverá ter. Com isso concluímos que não podemos misturar indiscriminadamente peixes de espécies diferentes. Existem peixes que têm como pH ideal 7.2 (é o caso do Kinguio) e outros como o Neon que preferem pH ácido (abaixo de 7). Não adianta misturar os dois pois a água nunca vai ficar ideal para ambos.

(Fonte: Aquarismo. http://www.aquarismo.com.br)

Em um aquário que apresentou uma basicidade acima do limite permitido para a vida de determinados peixes há necessidade de correção dessa água. Teoricamente essa correção poderia ser realizada adicionando-se

Alternativas
Comentários
  • Para fazer a correção seria necessário adicionar um ácido, no caso a única alternativa é o H3PO4.

  • O potencial hidrogênico ( PH ) > 7 é básico e < 7 ácido

    Neste caso, o Ph é básico, e para neutralizá-lo e formar um sal, é necessário acrescentar um ácido.

    Dentre as alternativas, o único ácido é o H3PO3 ( ácido fosfórico )

    LETRA A

    APMBB

  • Para corrigir a situação, é necessário adicionar H3PO4, que é um ácido

  • H₃PO₄. - Ácido fosfórico ou ácido ortofosfórico é um composto químico de fórmula molecular H₃PO₄. É o ácido de fósforo mais importante. Dentre os ácidos minerais, sua força pode ser considerada moderada. A partir do ácido fosfórico derivam-se o ácido difosfórico ou pirofosfórico, o ácido metafosfórico e o ácido polifosfórico.

    NaOH - O hidróxido de sódio (NaOH), popularmente conhecido como soda cáustica, é um composto químico sólido, de coloração esbranquiçada, altamente tóxico e corrosivo. Produzido em laboratório, esse composto é uma base inorgânica forte utilizado para diversos fins, sobretudo, na indústria petroquímica.

    CO - O monóxido de carbono é um gás levemente inflamável, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade. É produzido pela queima em condições de pouco oxigênio e/ou alta temperatura de carvão ou outros materiais ricos em carbono, como derivados de petróleo, por exemplo, pelos motores dos veículos.

    KCl - Cloreto de potássio é um haleto metálico salino, de fórmula química KCl. É composto por potássio e cloro. É inodoro e tem uma aparência de cristal vítreo branco ou incolor. O sólido se dissolve prontamente em água e suas soluções têm um sabor salgado.

    CaSO4 - O sulfato de cálcio (CaSO4) é considerado um sal inorgânico,normalmente é encontrado no estado sólido,sua coloração é branca pouco solúvel em água,na natureza ele está presente no forma gipsita e anidrita.

    Não sei se foi erro da banca porque pela pesquisa só existe nesse ultimo composto o CaCo3, se alguém achar por favor comente ai haha