SóProvas


ID
2270779
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analisar a profissão e os desafios do projeto profissional na esfera estatal supõe apreendê- los na dinâmica sócio-histórica, que configura o campo em que se desenvolve o exercício profissional e problematizar as respostas profissionais – teóricas, técnicas e ético-políticas – que traduzem a sistematização de conhecimentos e saberes acumulados frente às demandas sociais dirigidas ao Serviço Social. Para enfrentar essa complexa tarefa, assinale a alternativa que NÃO se configura em uma das premissas que orientam a análise do Serviço Social inserido na dinâmica da vida social, no âmbito das relações tensas e contraditórias entre o Estado e a sociedade, que colocam limites e abrem possibilidades para o exercício profissional, como resultado do trabalho individual e coletivo dos seus profissionais.

Alternativas
Comentários
  • Onde está o erro?

     

  • Boa pergunta, onde está o erro !? Acredito que talvez o erro esteja na palavra somente, mas mesmo assim um questão muito mal elaborada
  • Gabarito está errado
     

    "A primeira premissa é que as profissões são construções históricas que somente ganham significado e inteligibilidade se analisadas no interior do movimento das sociedades nas quais se inserem."

    https://www.unifesp.br/campus/san7/images/servico-social/Texto_Raquel_Raichelis.pdf

     

  • Questão não possui alternativa a ser assinalada de acordo com fonte abaixo citada!

     

    https://www.unifesp.br/campus/san7/images/servico-social/Texto_Raquel_Raichelis.pdf

  • As profissões são construções históricas que somente ganham significado e inteligibilidade se analisadas no interior do movimento das sociedades nas quais se inserem

  • Assinale a alternativa que NÃO se configura em uma das premissas que orientam a análise do Serviço Social inserido na dinâmica da vida social ...

  • conforme o texto '' o trabalho do assistente social na esfera estatal" Raichelis fala de algumas premissas:

    1º é que as profissões são construções históricas que somente ganham significado e inteligibiliddade se analisadas no interior do movimento das sociedades nas quais se inserem. 

    2º é a particularidade do Serviço Social como profissão, de intervir nos processos e mecanismos ligados ao enfrentamento da questão social, em suas mais agudas manifestações, que se renovam e se atualizam diante das diferentes conjunturas sociopolíticas.

    3º relativa ao fundamento da profissionalização do Serviço Social, a partir da estruturação de um espaço socioocupacional determinado pela dinâmica contraditória que emerge no sistema estatal em suas relações com as classes sociais e suas distintas frações, e que transforma as sequelas da questão social em objeto de intervenção continuada e sistemática por parte do Estado. 

    4º é que a centralidade do Estado, na análise das políticas sociais, não significa reduzi-las ao campo de intervenção estatal, uma vez que para a sua realização participam organismos governamentais e privados que estabelecem relações complementares e conflituosas, colocando em confronto e em disputa necessidades, interesses e formas de representação de classes e de seus segmentos sociais. 

    5º é que a reflexão sobre o trabalho do assistente social na esfera estatal remete necessariamente ao tema das relações, ao mesmo tempo recíprocas e antagônicas, entre o Estado e a sociedade civil, uma vez que o Estado não é algo separado da sociedade, sendo, ao contrário, produto desta relação, que se transforma e se particulariza em diferentes formações sociais e contextos históricos.

    Última premissa destaca que embora seja frequente observar o tratamento das categorias Estado e governo como sinônimos – considerando que é o governo que fala em nome do Estado –, esse uso indiscriminado pode gerar confusões com graves implicações políticas (uma delas é supor que assumir o poder governamental é equivalente a conquistar o poder do Estado). 

    portanto, a questão tá com gabarito errado