Eras da Gestão da Qualidade:
Era da Inspeção: A qualidade era analisada após a produção.
Era do Controle Estastístico: O objetivo era descobrir e corrigir os erros nos processos.
Era da Garantia da Qualidade: O objetivo passou a ser a prevençao dos defeitos e dos desperdícios.
Era da Gestão Estratégica da Qualidade ou Gestão da Qualidade Total: A qualidade é vista como fator principal no atendimento de desejos e necessidades dos clientes. Assim, a gestão da qualidade deve englobar todos os aspectos da organização, inclusive as relações com os fornecedosres e clientes.
Gabarito Letra A
Fonte: Livro do Prof. Rodrigo Rennó. Administração Geral para Concursos.
1. Era da Inspeção: alguns trabalhadores não tinham noção de como seu trabalho impactavam no processo seguinte. Essa era objetivava inspecionar. Contudo, a inspeção era somente realizada após o produto ficar pronto. Não havia preocupação com a prevenção. Assim, se o produto estivesse defeituoso, este não seria entregue ao cliente, mas sim descartado.
2. Era do Controle Estatístico da Qualidade: A inspeção dos itens era muito custosa e não evitava as ocorrências dos defeitos. Tentativa de analisar as causas dos defeitos. Nesta fase, o uso da Estatística foi inserido e o foco dos administradores era a descoberta e correção dos fatores que geravam problemas nos processos.
3. Era da Garantia da Qualidade: Aqui, o foco passou a ser a prevenção. A gestão da qualidade passou a ser vista como um processo sistêmico, global e holístico, englobando todos os fatores do funcionamento de uma instituição. Dentre os principais conceitos e ferramentas gerados nesta época, temos muitos utilizados até hoje, como: a filosofia “zero defeitos” (“fazer certo desde a primeira vez”), a engenharia da confiabilidade e o cálculo do custo da qualidade.
4. Era da Gestão da Qualidade Total: o tema da qualidade passou a ser visto pelos gestores como um fator estratégico para o sucesso de suas organizações. Todas as tarefas dentro da organização são vistas como importantes.
Prof Rodrigo Rennó