Gabarito E. O produto, meus caros, é consequência:
Fonte: https://www.citisystems.com.br/diagrama-de-causa-e-efeito-ishikawa-espinha-peixe/
diagrama de ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe é uma ferramenta utilizada para a análise de dispersões no processo. O nome Ishikawa tem origem no seu criador, Kaoru Ishikawa que desenvolveu a ferramenta através de uma idéia básica: Fazer as pessoas pensarem sobre causas e razões possíveis que fazem com que um problema ocorra.
Para montar o diagrama de ishikawa, faz parte do procedimento reunir as pessoas em time para realizar um braimstorming (tempestade de idéias) de forma a levantar as causas raízes que originam um problema. Em virtude desta função, o diagrama de ishikawa também pode ser denominado como diagrama de causa e efeito. O diagrama, quando elaborado, assemelha-se a uma espinha-de-peixe, motivo pelo qual ele também é conhecido por este nome.
O diagrama de ishikawa é uma das 7 ferramenta da qualidade utilizada para o gerenciamento do controle de qualidade e sua composição leva em consideração de que as causas do problemas podem ser classificadas em 6 tipos diferentes de causas principais que afetam os processos (Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Mão-de-Obra, Material). Justamente pelo motivo da denominação das 6 causas principais iniciarem com a letra M, também pode ser chamado de 6M
Complementando...
A utilidade do diagrama espinha de peixe é identificar as causas que geram os efeitos, isto é, as causas das causas.
(não é possível fazer um layout, mas tentarei organizar o exemplo para uma visualização e deixarei um link)
CAUSAS = Método(Falta de coodenação) --> Mão de Obra(Falta de capacitação) --> Material ( Matéria-prima inadequada) --> Máquinas(equipamento obsoleto)----------> EFEITOS ( baixa produtividade)
Link: http://www.pmkb.com.br/uploads/13715/diagrama.png
Trata-se de um gráfico que que sugere um deslocamento da esqueda para a direita, isto é, das causas inciais para os seus efeitos finais. Assim, os problemas são colocados no lado direitodo gráfico onde estaria situada a cabeça do peixe, enquanto suas causas são dispostas no lado esquerdo.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. (com adaptações)
bons estudos