SóProvas


ID
2271895
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo PORTER (1996), é uma ameaça para a empresa, a possibilidade da entrada de novos concorrentes capazes de brigar para ganhar maior participação no mercado. Como meio de defesa, uma empresa precisa estar, constantemente, analisando o mercado e implantando barreiras de entrada, para reduzir essa ameaça. Segundo o autor, temos oito tipos de barreira de entrada. Sobre as barreiras e seus significados, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A
     

    6-Desvantagem de Custo Independente de Escala: Porter enuncia ainda alguns fatores que apresentam vantagens plenas de custos para as empresas estabelecidas em uma indústria, impossíveis de serem igualadas pelos entrantes potenciais, independente de economia de escala. Tais fatores são os seguintes:
    (a) tecnologia patenteada do produto (que são protegidos por patentes ou segredos);
    (b) acesso favorável às matérias-primas (as empresas estabelecidas têm o controle das fontes de matérias-primas mais favoráveis, ou têm sob controle a preços muito mais baixos do que o total);
    (c) localizações favoráveis;
    (d) subsídios oficiais (subsídios preferenciais do governo) ;e
    (e) curva de aprendizagem ou experiência ( os custos declinam na medida em que uma empresa acumula experiência na fabricação do produto). Segundo Porter (1986),os efeitos da experiência refletem na redução dos custos - no marketing, na produção, na distribuição, e, principalmente, nas ações que envolvem alto grau de participação de mão-de-obra em operações e tarefas complicadas.


    bons estudos

  • a) Desvantagem de custo independente da escala � redução de custo unitário à medida que aumentamos a quantidade produzida, forçando o concorrente a produzir em larga escala e tornando, para ele, uma operação de alto risco. INCORRETA. A descrição apresentada na sentença refere-se à barreira chamada de ECONOMIA DE ESCALA.

    A questão trouxe uma confusão.

    Desvantagens de custo em detrimento da escala: as empresas estabelecidas podem encontrar situações favoráveis de custo que não estejam relacionados a escala. Alguns exemplos são: posse do copyright sobre o que será desenvolvido ou sobre o processo de desenvolvimento do produto, local privilegiado, favorecendo o escoamento da produção, subsídios oficiais advindos de linhas de investimento, curva de aprendizado, entre outros.

    Economia de escala: é refletido no baixo custo em detrimento de alta produção. Um novo competidor deve se submeter ao risco de começar com uma escala alta ou aumentar seus custos de produção, tornando a margem de lucro pouco atrativa ou o preço final ao consumidor acima da média de mercado. Também pode ser atingido na medida que empresas já atuantes em um mercado rateiem custos conjuntos ou de produção vertical.

     

  • a) Desvantagem de custo independente da escala – redução de custo unitário à medida que aumentamos a quantidade produzida, forçando o concorrente a produzir em larga escala e tornando, para ele, uma operação de alto risco. Você não está tendo uma redução de custo já que precisou aumentar a produção.

  • A questão tratou sobre uma das “Cinco forças competitivas de Porter”: a ameaça de novos entrantes naquele mercado e pediu para identificarmos qual das barreiras abaixo não corresponde a um dificultador de entrada, ou seja, o único item INCORRETO.

    Para tal, vale saber que uma das forças é a seguinte:

    AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES: Quando novas organizações entram no negócio, isso força as demais a serem mais eficazes e a concorrerem em um nível mais elevado. Algumas barreiras de entrada (dificultadores de entrada) são as seguintes: (Fonte: Chiavenato e Sapiro, 2020 e Porter)

    a) Economia de escala (maior quantidade produzida ao preço final menor); b) Diferenciação (produtos únicos e exclusivos na visão do cliente causam fidelidade); c) Capital (Recursos iniciais); d) Custos de mudança; e) Acesso a canais de distribuição. f) desvantagens de custo independente de escala (refere-se ao jeito que empresa já faz sua produção e suas vantagens já estabelecidas: tecnologia patenteada, localização, acesso à melhor matéria prima, bons fornecedores...); g) Políticas governamentais: regulações; h) Retaliação Prevista: dificuldade que as empresas existentes irão criar para a entrante. Por exemplo: baixar os preços dos produtos próximos ao lançamento dos produtos do novato.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    A)     INCORRETA. Na verdade, a barreira que a assertiva está falando é da economia de escala das organizações já existentes naquele mercado.

    B)     CORRETA. A assertiva está correta. A diferenciação é aquilo que na visão do cliente torna o produto único por causa de suas qualidades. Com isso, há maior dificuldade de o cliente trocar a marca que ele já utiliza por uma nova e desconhecida.

    C)     CORRETA. Perfeito. Entrar em um mercado existente exige investimentos iniciais grandes por parte da entrante, por isso é uma das barreiras.

    D)     CORRETA. A empresas já existentes e consolidadas possuem seu próprio canal de distribuição. Já as novas devem desenvolver seus próprios, por isso a dificuldade.

    E)     CORRETA.  Retaliação prevista é a resposta das organizações daquele mercado para dificultar a vida dos novos entrantes.

    Fonte: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. "Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados". 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.

    GABARITO: LETRA A