SóProvas


ID
2271922
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia o seguinte texto: "Todo trabalho de Auditoria deve ser documentado de modo a assegurar sua revisão e a manutenção das informações obtidas. Os denominados "papeis de trabalho" constituem a documentação que evidencia todo o trabalho desenvolvido pelo Auditor".
Avalie as sentenças abaixo, no que se refere ao conceito de "papel de trabalho", e assinale a opção correta.
I. Pode ter sido preparado por terceiros.
II. Pode ser classificado como transitório ou permanente.
III. Pode ter sido armazenado em meio óptico (CD-rom).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Todas certas
     

    Documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor.

    Também conhecida como papéis de trabalho, que devem ser guardados por 5 anos da data do relatório do auditor, ou 5 anos da data do relatório do auditor do grupo de entidades, o maior dos prazos.

    Arquivo de auditoria compreende uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica que contêm os registros que constituem a documentação de trabalho específico.

    O auditor pode utilizar documentos preparados por terceiros (especialistas, outros auditores, auditores internos) e inseri-los em sua documentação.


    Papéis correntes

    São aqueles que só valem para o exercício auditado:

    Circularização, confirmação, resultado de inspeções, DCs e outros.
     

    Papéis permanentes

    Valem para mais de um período de auditoria:

    Contratos, especificação de sistemas contábeis, manuais, detalhamento do mercado em que a entidade atua e outros.

    bons estudos

  • Visto que o gabarito é letra C, achei a redação do item I muito ruim.

    Como o amigo Renato colocou: "O auditor pode utilizar documentos preparados por terceiros (especialistas, outros auditores, auditores internos) e inseri-los em sua documentação." Está correta essa afirmação.

    Porém, no meu modo de interpretar, dizer que isso é a mesma coisa que "Pode ter sido preparado por terceiros." está muito esquisito. Utilizar documentos preparados por terceiros e inseri-los na documentação para subsidiar a formação dos papeis de trabalho, considero não ser a mesma coisa do que dizer que os papéis de trabalho podem ter sido preparados por terceiros. Quem prepara a documentação de auditoria no final das contas é o auditor...Mas enfim... 

  • NBC TI 01 - Da Auditoria Interna

     

    A auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

     

    Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e prova, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à opinião do auditor, suas críticas, sugestões e recomendações.

     

    Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos proceidmentos de Auditoria aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte ddas conclusões alcançadas.

     

    Análises, demonstrações ou quaisquer outros documentos devem ter sua integridade verificada sempre que forem anexados aos papéis de trabalho. (documentos preparados por terceiros)

     

    Arquivo permanente: contém dados que o auditor espera que venham a ser úteis em muitos outros contratos que venha a assinar com o cliente

    Arquivo corrente: contém informações corroboradoras relacionadas com a execução do programa de auditoria do ano corrente ▪ Itens geralmente encontrados no arquivo permanente são:

    • Cópias dos documentos de registro e dos estatutos

    • Manuais do plano de contas e de procedimentos

    • Organogramas

    • Layout da fábrica, processos de manufatura e produtos principais

    • Termos de acordo com os quais ações e bônus foram emitidos

    • Cópias de contratos de longo prazo, tais como arrendamentos mercantis, planos de pensão, planos de participação nos resultados

    • Quadros de amortização de dívidas de longo prazo e de depreciação de ativos imobilizados

    Resumo dos princípios contábeis utilizados pelo cliente.

  • Creio que o gabarito deveria ser a letra D, tendo em vista que a assertiva I afirma que o papel de trabalho "pode ter sido preparado por terceiros".

    Ora, os documentos que integram o papel de trabalho podem ter sido elaborados/preparados por terceiros, mas não os papéis de trabalho que representam o conjunto desses documentos, pois são elaborados e preparados pelo auditor.

    O que a questão fez é considerar a parte como o todo.

  • A14. A documentação não se limita aos registros elaborados pelo auditor, mas podem incluir outros registros apropriados, como minutas de reuniões elaboradas pelo pessoal da entidade e acordadas com o auditor. O auditor pode discutir assuntos significativos com outros empregados da entidade e terceiros, como pessoas que prestam serviço de consultoria  [ATA é um documento elaborado por terceiros]

    poderia ter uma redação melhor mesmo felipe, mas eh isso que tem para hj, na hora a gente tem que usar o RLM, se "documentos elaborados por terceiros" estivesse errados, as outras alternativas tbm teriam que estar, pois estão no mesmo sentido... : I. Pode ter sido preparado por terceiros. II. Pode ser classificado como transitório ou permanente. III. Pode ter sido armazenado em meio óptico (CD-rom).

    Está meio obvio que se trata dos papéis que compõem ditos documentos de auditoria, ou seja, relacionados a este conceito.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Normas de Auditoria do TCU - NAT

    I. Pode ter sido preparado por terceiros. CERTO

    112. Consideram-se papéis de trabalho aqueles preparados pelo auditor, pelo auditado ou por terceiros, tais como, planilhas, formulários, questionários preenchidos, fotografias, arquivos de dados, de vídeo ou de áudio, ofícios, memorandos, portarias, documentos originais ou cópias de contratos ou de termos de convênios,

     II. Pode ser classificado como transitório ou permanenteCERTO

    116.8. ao final da auditoria, todos os papéis de trabalho obtidos devem ser classificados em transitórios ou permanentes:

    III. Pode ter sido armazenado em meio óptico (CD-rom). CERTO

    110. Os papéis de trabalho constituem a documentação que evidencia todo o trabalho desenvolvido pelo auditor, contendo registro de todas as informações utilizadas, das verificações a que procedeu e das conclusões a que chegou, independentemente da forma, do meio físico ou das características intrínsecas ou extrínsecas.