Esta questão gera ambiguidade. Desde quando manter um blog ou mediar um chat é ciberjornalismo? O ciberjornalismo é o jornalismo produzido no ciberespaço.Para Salaverría (2005, p. 21) é “a especialidade de jornalismo que emprega o ciberespaço para investigar, produzir e, sobretudo, difundir conteúdos jornalísticos”.
Daí, não é possível inferir que “todas as tarefas que envolvam a criação de textos para produtos online possam ser chamadas de ciberjornalismo”, dada a infinidade de produtos online, blogs, chats, mediação em fóruns que não são e nem pretendem ser jornalismo. Todo blog jornalístico é um blog, mas nem todo blog é um blog jornalístico.
Além disso, quando a autora Pollyana Ferrari, no livro Jornalismo Digital, expôs o conceito utilizado pela IBFC, na página 41, o fez logo depois da palavra ciberjornalismo, deixando claro que blogs, chats e mediação de fóruns se referiam a conteúdos jornalísticos. Descontextualizado, o item sugere que qualquer blog, chat ou mediação de fórum é um produto do ciberjornalismo.
SALAVERRÍA, R. Redacción Periodística em internet. Navarra: EUNSA, 2005.
FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. São Paulo. Contexto, 2006.
Acertei a questão só por ter lido o livro da Pollyana Ferrari, que foi originalmente escrito em 2003. A questão peca por não dar o contexto da obra e, cá entre nós, para uma prova de 2016 usar uma obra do início da internet brasileira para se referir a termos que estão em constante atualização é problemático.
O livro Jornalismo Digital é muito bom, materializa o contexto da época, um momento em que a profissão de Redator On-line não era uma realidade e que, ao meu ver, deveria ser a resposta dessa questão.
Mas, de todo modo, o livro diz que:
"Criar e manter um blog, mediar chats, escrever em um fórum, todas as tarefas que envolvem a criação de textos para os produtos do meio [jornalístico] podem ser chamadas de ciberjornalismo" FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. São Paulo. Contexto, 2006.