Que banca é essa??!!
É notório que a multimedialidade não combina “pelo menos um” elemento, combina, sim, pelo menos dois: texto e imagem, texto e som, imagem e som, imagem e texto e, mais comumente, “utilização de texto, som e imagem na construção da narrativa jornalística.” ( Schwingel , 2008, p. 74).
Embora alguns autores tenham publicado o trecho da forma como a banca IBFC apresentou no item II,A PRÓPRIA Elisabet Corrêa, em Reflexões para uma epistemologia da Comunicação Digital, escreveu:
“'Salaverría entende por hipertextualidade a capacidade de conectar diversos textos digitais entre si. Define a multimedialidade como a capacidade outorgada pelo suporte digital de combinar em uma mesma mensagem pelo menos dois dos três seguintes elementos: texto, imagem e som. E por interatividade entende a possibilidade que o usuário tem de interagir com a informação apresentada pelo cibermeio'. (Bertocchi, 2006: 57).” (CÔRREA, 2008, p.2216)
Os autores Manuel Souza Pereira e Antônio Cardoso, em “A comunicação pessoal na dinâmica digital aprendente como contribuição para o Planejamento e Desenvolvimento”, publicado na Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, mostram que, em outra publicação, a autora também retificou a mensagem, provavelmente publicada erroneamente e m outro momento:
“(...) Assim como, prosseguindo Corrêa (2008, p. 114) afirma que “Salaverría entende por hipertextualidade a capacidade de conectar diversos textos digitais entre si. Define a multimedialidade como a capacidade outorgada pelo suporte digital de combinar em uma mesma mensagem pelo menos dois dos três seguintes elementos: texto, imagem e som” (BERTOCCHI, 2006, p. 57).” (PEREIRA; CARDOSO, p.45)
O gabarito deveria ter sido alterado para a letra E...
Fonte:
CORRÊA, E. S. Reflexões para uma epistemologia da comunicação digital. In: Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Braga, 2008. Disponível em: (http://www.rede.bz/wp-content/files/biblioteca/204-815-1-PB.pdf Acesso em: 20 dez 2016
PEREIRA, Manuel de Souza; CARDOSO, Antônio. A comunicação pessoal na dinâmica digital aprendente como contribuição para o Planejamento e Desenvolvimento. R. Bras. Planej. Desenv., Curitiba, v. 3, n. 1, p. 36-49, jan./jul. 2014. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/viewFile/3582/2366 Acesso em: 20 dez 2016