SóProvas


ID
2272612
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo Elizabeth Corrêa, qualquer forma narrativa para o meio digital deve incorporar as características chave da comunicação nos meios digitais, a saber:
I. a hipertextualidade, definida como a capacidade de interconectar diversos textos digitais entre si.
II. a multimedialidade , capacidade, outorgada pelo suporte digital, de combinar na mesma mensagem pelo menos um dos seguintes elementos: texto, imagem e som.
III. a interatividade, que refere-se à possibilidade do usuário interagir com a informação disponibilizada no meio digital.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Que banca é essa??!!

    É notório que a multimedialidade não combina “pelo menos um” elemento, combina, sim, pelo menos dois: texto e imagem, texto e som, imagem e som, imagem e texto e, mais comumente, “utilização de texto, som e imagem na construção da narrativa jornalística.” ( Schwingel , 2008, p. 74).

    Embora alguns autores tenham publicado o trecho da forma como a banca IBFC apresentou no item II,A PRÓPRIA Elisabet Corrêa, em Reflexões para uma epistemologia da Comunicação Digital, escreveu:

    “'Salaverría entende por hipertextualidade a capacidade de conectar diversos textos digitais entre si. Define a multimedialidade como a capacidade outorgada pelo suporte digital de combinar em uma mesma mensagem pelo menos dois dos três seguintes elementos: texto, imagem e som. E por interatividade entende a possibilidade que o usuário tem de interagir com a informação apresentada pelo cibermeio'. (Bertocchi, 2006: 57).” (CÔRREA, 2008, p.2216)

    Os autores Manuel Souza Pereira e Antônio Cardoso, em “A comunicação pessoal na dinâmica digital aprendente como contribuição para o Planejamento e Desenvolvimento”, publicado na Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, mostram que, em outra publicação, a autora também retificou a mensagem, provavelmente publicada erroneamente e m outro momento:

    “(...) Assim como, prosseguindo Corrêa (2008, p. 114) afirma que “Salaverría entende por hipertextualidade a capacidade de conectar diversos textos digitais entre si. Define a multimedialidade como a capacidade outorgada pelo suporte digital de combinar em uma mesma mensagem pelo menos dois dos três seguintes elementos: texto, imagem e som” (BERTOCCHI, 2006, p. 57).” (PEREIRA; CARDOSO, p.45)

    O gabarito deveria ter sido alterado para a letra E... 

    Fonte:

    CORRÊA, E. S. Reflexões para uma epistemologia da comunicação digital. In: Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Braga, 2008. Disponível em: (http://www.rede.bz/wp-content/files/biblioteca/204-815-1-PB.pdf Acesso em: 20 dez 2016

    PEREIRA, Manuel de Souza; CARDOSO, Antônio. A comunicação pessoal na dinâmica digital aprendente como contribuição para o Planejamento e Desenvolvimento. R. Bras. Planej. Desenv., Curitiba, v. 3, n. 1, p. 36-49, jan./jul. 2014. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/viewFile/3582/2366 Acesso em: 20 dez 2016

     

  • Olá, Gabriela. Com essa argumentação, se você tivesse feito a prova, provavelmente, você teria anulado a questão. Parabéns! Em relação à pergunta/comentário: que banca é essa?! Bem-vinda ao 'mundo dos concursos'.

  • Eu entendo que é uma contradição escrever: "combinar (...) pelo menos um". Ora, toda combinação envolve ao menos dois elementos.

    "1. Fazer combinação de (várias coisas para que resulte um todo ou composto)."

    "combinar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,  [consultado em 22-08-2019].

  • A hipertextualidade, definida como a capacidade de interconectar diversos textos digitais entre si.

    multimedialidade , capacidade, outorgada pelo suporte digital, de combinar na mesma mensagem pelo menos um dos seguintes elementos: texto, imagem e som. 

    A interatividade, que refere-se à possibilidade do usuário interagir com a informação disponibilizada no meio digital.