SóProvas


ID
2272630
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Ao estudar as características do jornalismo desenvolvido para a Web, Bardoel e Deuze apontam quatro elementos: interatividade, customização de conteúdo, hipertextualidade e multimidialidade. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A interatividade presente na notícia online possui a capacidade de fazer com que o leitor/usuário sinta-se parte do processo, podendo interagir com a notícia de diferentes maneiras como troca de e-mails entre leitores e jornalistas, participação em fóruns, exposição de comentários, entre outras.
II. A customização do conteúdo, também denominada de personalização ou individualização, consiste na existência de produtos jornalísticos configurados de acordo com os interesses individuais do usuário, que permitem a pré-seleção dos assuntos de interesse.
III. A hipertextualidade, característica específica do jornalismo online, traz a possibilidade de interconectar textos através de links, apontando para originais de relices, outros sites relacionados ao assunto, ou outros textos que possam levantar os ‘prós’ e os ‘contras’ do assunto em questão.
IV. No contexto do web jornalismo, multimidialidade, trata-se da adoção de formas alternativas de interação, nas quais surge a figura do repórter cidadão e dos informantes online na narração do fato jornalístico.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A multimidialidade está na forma de apresentar o texto, na internet usa-se recursos de outras mídias como: vídeo, áudio, imagens. 

  • GABARITO: LETRA C

     

    I. (CORRETO) "Bardoel e Deuze (2000) consideram que a notícia on-line possui a capacidade de fazer com que o leitor/usuário sinta-se parte do processo jornalístico. Isso pode acontecer em diversos níveis de interação, como a troca de e-mails ou informações em chats entre leitores e jornalistas, a publicação da opinião dos leitores e até a possibilidade de acrescentar informações à própria notícia." 

     

    II. (CORRETO) "Assim a informação passa a ser personalizada, individualizada ou customizada, podendo ser oferecida ao usuário de várias formas: configurando páginas de acordo com seus interesses para que a cada acesso obtenham-se informações atualizadas referentes aos temas previamente escolhidos; indicando preferências por hierarquia de dados, formatos de apresentação visual, cores, tipos e tamanhos de fontes; recebendo por email notícias sobre assuntos anteriormente indicados como sendo de seu interesse." 


    III. (CORRETO) "Esta característica, apontada como específica da natureza do jornalismo online, traz a possibilidade de interconectar textos através de links. Bardoel e Deuze (2000) chamam a atenção para a possibilidade de, a partir do texto noticioso, apontar para outros textos como originais de releases, outros sites relacionados ao assunto, material de arquivo dos jornais, textos que possam levantar os 'prós' e os 'contras' do assunto em questão, entre outros." 

     

    IV. (ERRADO) "No contexto do jornalismo online, multimidialidade, trata-se – como relatado anteriormente - da convergência dos formatos das mídias tradicionais (imagem, texto e som) na narração do fato jornalístico. Essa multimidialidade ocorre quando é disponibilizada a matéria, junto com um vídeo dessa e fotos."

     

    Fonte: A linguagem do webjornalismo nos portais de comunicação da Paraíba. Alidiane Emanuela dos Santos Ataíde. Disponível em: http://www.insite.pro.br/2010/outubro/webjornalismo_portais_linguagem.pdf