SóProvas


ID
2275516
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Controle da administração pública, em conceituação de Helly Lopes Meireles é a faculdade de vigilância, orientação e correção que um Poder, órgão ou autoridade exerce sobre a conduta funcional de outro. Tendo por base esse conceito grife a resposta ERRADA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

     

    Lei 9.784

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los (mérito) por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    E a atuação é discricionária quando a Administração, diante do caso concreto, tem a possibilidade de apreciá-lo segundo critérios de oportunidade e conveniência e escolher uma dentre duas ou mais soluções, todas válidas para o direito (...)” (Direito administrativo, 16. ed., São Paulo: Atlas, 2003, p. 205).

     

    Destarte, tem sido admitida a apreciação, pelo Poder Judiciário, da legalidade dos atos administrativos e sua conformidade com os princípios que regem a atividade da Administração Pública (art. 37 da CF), sem, contudo, haver a análise do mérito do ato (oportunidade e conveniência).

     

    http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2763/Breves-consideracoes-sobre-o-controle-dos-atos-administrativos-pelo-Poder-Judiciario

     

     

     

  • Quando acerto questões dessa banca me sinto em 'Código Davinci'

  • CONTROLE EXTERNO:

    REFERE-SE AO CONTROLE REALIZADO POR ENTIDADE ALHEIA AO PODER QUE EDITOU O ATO ADMINISTRATIVO, OU SEJA, TRATA-SE DO CONTROLE EXERCIDO POR UM PODER SOBRE AS MEDIDAS EDITADAS POR OUTRO PODER.

    O PODER JUDICIÁRIO PODERÁ ANULAR ATO ADMINISTRATIVO ILEGAL EXPEDIDO PELO PODER EXECUTIVO.

  • "Não cabe ao Poder Judiciário interferir no mérito administrativo."

     MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro.

  • Segundo grande parte da doutrina quando o Poder Judiciário fiscaliza ou controla sobre atos do Executivo, o controle será sempre de LEGALIDADE ou LEGITIMIDADE

  • Judiciário só anula por meio do controle de Legalidade !!!!

  • A questão indicada está relacionada com o controle da Administração Pública.


    - Controle da Administração Pública: conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos por intermédio dos quais se exerce o poder de fiscalização e de revisão da atividade administrativa em qualquer das esferas de Poder.

     

    A)     CORRETA. O controle deve ser de todas as entidades e agentes públicos em todas as esferas de poder.

     

    B)      CORRETA. O controle quanto à extensão pode ser interno ou externo (art. 31, § 4º, da CF/88). O controle externo trata-se do controle exercido de forma direta pelos cidadãos – controle popular.

     

    C)     INCORRETA. O controle realizado pelo Judiciário é o controle judicial. O controle judicial apenas pode ser realizado mediante provocação do interessado. O controle judicial somente pode se ater aos aspectos de legalidade. O controle judicial não analisa o mérito – conveniência e oportunidade -, logo, a alternativa está errada.

     

    D)    CORRETA. O controle administrativo decorre da autotutela. O controle judicial por provocação do interessado que estiver sofrendo lesão ou ameaça, em razão de conduta ou lesão administrativa que o atinja de forma direta ou indireta.

     

    E)     CORRETA. Em virtude de no Brasil ser adotada a jurisdição una, o Poder Judiciário tem o domínio da função jurisdicional.

     

    Gabarito do Professor: C)