SóProvas


ID
227692
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao agente etiológico de gastroenterite que consegue resistir ao aquecimento por 15 minutos à temperatura de 100 °C.

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada. A toxina não pode ser classificada como um agente etiológico , mas sim como produto produzido por microrganismos
  • Questão estranha...toxinas estafilocócica são sensíveis à temperatura de 65oC, o Bacillus cereus que produz toxinas termoestáveis (toxina emética estável até a 126oC), mas esta questão não tem alternativa certa.

  • Toxina não é agente etiológico!

  • Vai pela exclusção mesmo. Não encontrei dados que confirmem a afirmação da colega Brígida, no tocante à tempertura de inativação da toxina estafilococica.

  • Letra A

    Alguns autores afirmam que a enterotoxina pode ser destruída pelo tratamento a 100º C durante pelo menos 30 minutos. É uma toxina protéicas, hidrosolúveis e termoresistentes, mantendo sua atividade mesmo após a pasteurização (Quali.pt Segurança Alimentar).

    Letra B: Não é termorresistente. O recomendado é cozinhar bem os alimentos (Quali.pt Segurança Alimentar).

    Letra C: Cozinhando bem os alimentos, o risco é pouco (Quali.pt Segurança Alimentar).

    Letra D: A Salmonella sp. não apresenta resistência térmica. O cozimento do alimento é uma forma de prevenção. Temperaturas acima de 66,6 ºC por minutos inativa a bactéria.

    Letra E: A toxina botulínica é termolábel, ao contrário da toxina estafilocócica que é termoestável. O valor da inativação da toxina botulínica é a partir de 65 º C.