SóProvas


ID
2280259
Banca
IF Sertão - PE
Órgão
IF Sertão - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto V para responder à questão.

Texto V

A borboleta e a chama 

  Uma borboleta multicor voava na escuridão da noite quando viu, ao longe, uma luz. Imediatamente voou naquela direção e ao se aproximar da chama pôs-se a rodeá-la, olhando-a maravilhada. Como era bonita! 

  Não satisfeita em admirá-la, a borboleta resolveu aproximar-se mais da chama. Afastou-se e em seguida voou em direção à chama passando rente a ela. Viu-se subitamente caída, estonteada pela luz e muito surpresa por verificar que as pontas de suas asas estavam chamuscadas. 

  — Que aconteceu comigo? - pensou ela. Mas não conseguiu entender. Era impossível crer que uma coisa tão bonita quanto à chama pudesse causar-lhe algum mal. E assim, depois de juntar um pouco de forças, sacudiu as asas e levantou voo novamente.  

  Rodou em círculo e mais uma vez dirigiu-se para a chama, pretendendo pousar sobre ela. E imediatamente caiu queimada, no óleo que alimentava a brilhante e pequenina chama.  

  — Maldita luz - murmurou a borboleta agonizante - pensei que ia encontrar em você a felicidade e em vez disso encontrei a morte. Arrependo-me desse tolo desejo, pois compreendi, tarde demais, para minha infelicidade, o quanto você é perigosa. 

  — Pobre borboleta - respondeu a chama - eu não sou o Sol, como você tolamente pensou. Sou apenas uma luz. E aqueles que não conseguem aproximar-se de mim com cautela são queimados. 

Leonardo Da Vinci  

O texto acima possui elementos coesivos que promovem sua manutenção temática. A partir dessa perspectiva, pode se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a) No primeiro parágrafo do texto, podemos ver o pronome oblíquo “ a” sendo usado como recurso coesivo anafórico retomando o termo anterior; (retoma a "chama")

     b) No trecho: “Arrependo-me desse tolo desejo, pois compreendi, tarde demais, para minha infelicidade, o quanto você é perigosa” a Conjunção que liga as orações tem um valor semântico de concessão; ERRADA (pois tem valor explicativo) (Conjunções explicativas: pois {antes do verbo}, porque, que {depois do verbo no imperativo}, porquanto)

     c) Os travessões utilizados no texto representam um recurso coesivo que interliga os parágrafos e dar ao texto progressão de sentido; ERRADA (travessão pode indicar mudança de interlocutor ou inicio de fala)

     d) A expressão linguística, “mas” interliga o terceiro e o quarto parágrafo, estabelecendo uma ideia de intensidade; ERRADA ("mas" conjunção adversativa) { mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, só que}) 

     e) Percebe-se claramente no texto diversos termos elípticos para promover a repetição apenas enfática. ERRADA

  • Seria correto se estivesse: "um termo anterior"... dizer "o termo anterior" refere-se a "rodeá-la".

  • Gabarito ''A''