-
14.2. Planejamento estratégico
O planejamento corresponde à primeira das quatro funções administrativas (planejar, organizar, dirigir e controlar), e consiste num processo para estabelecer objetivos e definir a maneira adequada para alcançá-los. É um processo que congrega princípios teóricos, procedimentos metodológicos e técnicas que auxiliam as organizações a mudar uma situação com vistas a alcançar algum objetivo futuro.
O planejamento trata de decisões e ações presentes e futuras, e também questiona e avalia os resultados dessas ações e decisões.
O planejamento é inerente ao trabalho do administrador e não se restringe ao presente, mas projeta-se para o futuro, por isso as decisões do administrador voltadas para o futuro devem resultar de um processo que sintetize e apresente, de forma organizada, as principais informações da organização, tanto internas quanto externas.
De acordo com o Dicionário Aurélio (2003), planejamento é o ato ou efeito de planejar. Pode ser definido como um processo articulado de definição de objetivos e de escolha dos meios para atingi-los. O planejamento é um processo de análise e decisão racional que antecede e acompanha a ação da organização na procura de solução para os problemas, ou com vistas a aproveitar as oportunidades, com eficiência, eficácia e constância.
Segundo Paludo (2009a),
planejamento é um processo racional para a tomada de decisão, com vistas a selecionar e executar um conjunto de ações, necessárias e suficientes, que possibilitarão partir de uma situação atual existente e alcançar uma situação futura desejada.
O planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, criada nos Estados Unidos em meados de 1960. Sua principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização. É um formato de planejamento que foca maior grau de interação com o ambiente, ou seja, tem em vista uma melhora na relação entre a organização e o ambiente externo no qual ela se encontra inserida.
Essa metodologia desenvolveu-se inicialmente nas grandes corporações privadas mundiais como um aperfeiçoamento do planejamento tradicional, passando rapidamente a ser utilizada em grande escala por empresas em geral, e, mais recentemente, vem sendo aplicada em vários órgãos e entidades da Administração Pública – principalmente nos níveis Federal e Estadual.
-
a) corresponde ao desenvolvimento dos programas e dos projetos em setores locais.
Locais refere-se ao OPERACIONAL
b) é projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual, envolvendo cada departamento, abrangendo seus recursos específicos; preocupa-se em atingir os objetivos departamentais.
Refere-se ao LONGO prazo e os objeticos são organizacionais.
c) é projetado para curto prazo, para o imediato, com visão tecnicista. É definido para cada tarefa ou atividade e envolve cada tarefa ou atividade isoladamente; preocupa-se com o alcance de metas específicas.
Refere-se ao LONGO prazo
d) é o detalhamento, no nível de operação, das ações e das atividades necessárias para atingir os objetivos e metas fixados pelos níveis hierarquicamente superiores.
O planejamneto estratégico já é feito pelo último escalão. Não tem o que se falar de nóveis hierarquicamente superiores.
e) pode ser conceituado como um processo gerencial (visão holística), de longo prazo, que possibilita ao(s) dirigente(s) estabelecer o rumo da organização, visando aperfeiçoar sua relação com o ambiente (interno e externo).
-
GABARITO: E
Não sabia sobre essa tal de "visão holística", então fui pesquisar sobre e vi que cabe perfeitamente no planejamento estratégico.
Eis que:
Visão holística é a visão global de uma empresa, de todos os seus elementos, estratégias e atividades, que resulta em uma representação única da organização. A visão holística é oposta à lógica mecanicista, que compartimenta a empresa em vários blocos, causando a perda da visão global.
https://www.significados.com.br/holistico/
BONS ESTUDOS.