-
Gabarito Letra A
Departamentalização Funcional
É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc.
Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.
Fonte: Rodrigo Rennó.
-
Funcional
(baseada no princípio de especialização do staff) :
Características
Autoridade funcional ou dividida; Linhas diretas de comunicação; Descentralização das decisões; Ênfase na especialização,
GABARITO LETRA A.
-
Gabarito: Alternativa A
Departamentalização e Estrutura, mesma coisa?!
Primeiro é importante diferenciar Departamentalização e Estrutura. Departamentalização está associada À especialização horizontal, ou seja, funções similares são designadas a unidades específicas. Estrutura diz respeito ao Desenho Estrutural, de fato muitas vezes reflete a departamentalização, mas nem sempre. Podemos ter mais de uma departamentalização num único desenho, por exemplo, divisional.
Estrutura Funcional
É o padrão estrutural mais comum. Os departamentos são agrupados de acordo com as suas tarefas, como finanças, marketing e produção. Este tipo de estrutura é recomendado para ambientes estáveis, e o avanço promocional dos funcionários é baseado em competência funcional.
Para Chiavenato, neste tipo de estrutura, “cada subordinado reporta-se a muitos superiores, simultaneamente, porém reporta-se a cada um deles somente nos assuntos da especialidade de cada um”[i]. Isto significa dizer que a autoridade é baseada em conhecimento.
Neste tipo de estrutura é comum o instituto da delegação, já que as decisões podem ser descentralizadas visando uma maior especialidade do profissional que realizará a tarefa.
[i] CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 189.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
-
A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FUNCIONAL, CRIADA POR TAYLOR, SE BASEIA NO PRINCÍPIO DA ESPECIALIZAÇÃO E NA VARIEDADE DE COMANDOS (DESCENTRALIZAÇÃO). PORTANTO, HÁ UMA AUTORIDADE FUNCIONAL MÁXIMA E VÁRIAS OUTRAS AUTORIDADES FUNCIONAIS OU STAFF (ESPECIALISTAS) QUE TAMBÉM TOMAM DECISÕES.
VALE LEMBRAR QUE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FUNCIONAL DE TAYLOR SURGIU PARA TENTAR CORRIGIR OS DEFEITOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ANTERIOR (ESTRUTURA ORGANIZACIONAL LINEAR), DE FAYOL, QUE POSSUÍA, DENTRE OUTRAS COISAS, CHEFES GENERALISTAS (NÃO ESPECIALISTAS) E ERA CENTRALIZADA, BASEADA NO PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO (PARA CADA SUBORDINADO, UM ÚNICO CHEFE).
A ABORDAGEM NEOCLÁSSICA VEM LOGO EM SEGUIDA DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS (que abriu mão completamente da abordagem clássica) PARA RESGATAR PARTE A ABORDAGEM CLÁSSICA.
VAMOS FICAR ATENTOS PARA NÃO CONFUNDIR!
- DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL: PARA GRANDES EMPRESAS --> ESTRUTURAS ESTÁVEIS E MECANICISTAS (BUROGRÁTICAS) E COM DECISÕES CENTRALIZADAS. CHEFES GENERALISTAS, OU SEJA, NÃO POSSUI AUTORIDADE FUNCIONAL. UNIDADE DE COMANDO.
- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FUNCIONAL: PARA PEQUENAS EMPRESAS -->ESTRUTURAS ESTÁVEIS E MECANICISTAS (BUROGRÁTICAS) E COM DECISÕES DESCENTRALIZADAS. AUTORIDADE FUNCIONAL, OU SEJA, POSSUI STAFF COM VARIEDADE DE COMANDO (autoridade relativa e dividida).
GABARITO ''A''
Notei a seguinte aborgadem das bancas:
- Estrutura organizacional funcional: referência à forma como as atividades são divididas e coordenadas.
- Estrutura funcional: referência à departamentalização (ideia de estrutura da departamentalização).
-
ESPECIALIZAÇÃO DAS FUNÇÕES PARA CADA TAREFA = FUNCIONAL!
-
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Foco Força e Fé !
Lincoln Vais
-
GABARITO LETRA A.
Departamentalização funcional.