-
Gabarito: E
Estrutura linear:
Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo.
Fonte: http://www.adminconcursos.com.br/2014/07/estruturas-organizacionais.html
-
Gabarito: Alternativa E
É a estrutura mais antiga, mais simples... É basico. Segue uma linha de autoridade de cima até embaixo sem delegações.
Estrutura Linear
Este é o tipo de organização mais antiga do mundo, é baseada numa linha reta de autoridade, por isto este nome. A característica marcante (que é a que será cobrada em prova) é a forte presença da unidade de comando e a hierarquia rigidamente definida. Para esta estrutura, a subordinação dos funcionários é muito clara. Nas demais estruturas é normal o fenômeno da delegação ou da comunicação (em algumas mais fortes do que em outras) entre os departamentos, já na estrutura linear, a linha de comando é reta e absoluta.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
-
ESTRUTURA TRADICIONAL E SIMPLES! POR ISSO SER IDEAL PARA PEQUENAS EMPRESAS QUE ADOTAM ATIVIDADES ROTINEIRAS EM SEUS PROCEDIMENTOS E QUE ESTÃO SITUADAS EM AMBIENTES ESTÁVEIS.
GABARITO ''E''
-
esturtura linear para ambientes estáveis.
-
Idalberto Chiavenato
Introdução à Teoria Geral da Administração
9ª edição, págs. 188 a 190
ORGANIZAÇÃO LINEAR
♥ Características:
- Autoridade linear ou única;
- Linhas formais de comunicação;
- Centralização das decisões;
- Aspecto piramidal.
♥ Vantagens:
- Estrutura simples e de fácil compreensão; (LETRA E: gabarito)
- Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos e notável precisão de jurisdição;
- Facilidade de implantação;
- Estabilidade;
- Tipo de organização indicado para pequenas empresas.
♥ Desvantagens:
- Estabilidade e constância das relações formais;
- Autoridade linear baseada no comando único e direto;
- Exagero na função de chefia e de comando;
- A unidade de comando torna o chefe um generalista que não pode se especializar em nada;
- À medida que a empresa cresce, a organização linear provoca o congestionamento das linhas formais de comunicação, principalmente nos níveis de cúpula da organização, que centralizam as decisões e o controle, já que não utilizam assessoria auxiliar.
- As comunicações, por serem lineares, tornam-se demoradas, sujeitas a intermediários e a distorções.
-
GABARITO: E.
É uma estrutura piramidal. É a mais antiga que tem e é utilizada em ambientes estáveis. É uma estrutura simples e de fácil compreensão.
-
GABARITO: LETRA E
LINEAR (OU CLÁSSICA): Constitui a forma estrutural mais simples e antiga, tendo sua origem na hierarquia militar. O nome linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade, entre superior e subordinado. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.
As suas características são:
- Autoridade linear ou única: unidade de comando, cada subordinado só se reporta a um chefe, por isso dizemos que apresenta linhas de cadeia de comando.
- Linhas formais de comunicação: as comunicações entre os órgãos ou cargos da organização são feitas unicamente através das linhas existentes no organograma. Cada administrador centraliza as comunicações.
- Centralização das decisões: como cada linha de comunicação liga cada órgão ou cargo ao seu superior e sucessivamente até a cúpula da organização, a autoridade linear que comanda toda a organização centraliza-se no topo.
- Aspecto piramidal: em decorrência da centralização da autoridade e da autoridade linear, à medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos.
Vantagens:
• Autoridade única. • Indicado para pequenas empresas. • Mais simples e econômicas.
• Facilita a unidade de mando e disciplina (disciplina rígida). • Clara delimitação de responsabilidade e autoridade.
Desvantagens:
• Tendência burocratizante. • Diminui o poder de controle técnico.
• Comando único e direto, com menor cooperação das pessoas.
• Comunicação demorada e com distorções. • Sobrecarrega a direção e as chefias. • Não favorece o espírito de cooperação e equipe.
AULA - PROF. PETRONIO CASTRO.