-
"Aposto é uma palavra ou expressão que explica ou que se relaciona com um termo anterior com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo".¹
Dessa forma, a expressão sugerida, em negrito, não pode vir após o vocábulo "clientes". Porque não faria sentido algum.
¹www.brasilescola.com/gramatica/aposto-vocativo.htm
-
Com os ajustes necessários na pontuação, o aposto O QUE REPRESENTA UM CRESCIMENTO SUPERIOR A 18% poderia ser acrescentado, antecedido de vírgula, imediatamente após "sua carteira empresarial saltou de 767 mil para 900 mil clientes" (L.7-8), mantendo-se CORRETAS AS INFORMAÇÕES DO TEXTO.O erro está na porcentagem utilizada que torna as informações do texto incorretas, afinal o valor correto seria INFERIOR a 18% (900/767 = 1,173 = 17,3%).Na minha visão, se a informação estivesse correta poderia tornar-se um aposto explicativo, como menciona o enunciado.
-
Não acredito! Questão de português exigindo cálculo matemático para se chegar à resposta correta! E por acaso quem está preocupado em ver as questões próprias da matéria português vai se preocupar em fazer CONTA?!
-
Eu entendo que podemos sim inserir "o que representa um crescimento superior a 18%", mas tal construção não seria um APOSTO, mas sim uma oração subordinada, afinal, aposto é termo acessório, por exemplo: "Amazônia, a maior floresta tropical do Brasil, possui uma grande biodiversidade.
-
Segundo a Cláudia Koslowsky, há 6 tipos de aposto:
1) Explicativo
2) Enumerativo
3) Resumitivo/recapitulativo
4) Distributivo
5) Especificativo
6) Em referência a uma oração
No caso, o aposto em questão refere-se a uma oração (6).
Ex: Ele não compareceu, o que nos deixou tristes.
-
Errada por uma simples questão de conta de porcentagem!!! é sacanagem pessoal, mas é a Cespe!!
Como exposto pelo colega, O correto seria INFERIOR a 18% (900/767 = 1,173 = 17,3%)
Quando penso que já vi de tudo na cespe, me surpreendo...
-
Não é aposto, é ORAÇÃO
-
Acho que seria uma oração subordinada adjetiva explicativa.
-
Com a criação de uma divisão de corporate, sua
carteira, o que representa um crescimento superior a 18% empresarial saltou de 767 mil para 900 mil clientes.
cd a outra vigula?
-
Com a criação de uma divisão de corporate, sua carteira empresarial saltou de 767 mil para 900 mil clientes, o que representa um crescimento superior a 18%.
Mantêm-se correta as informações do texto, porém não se trata de APOSTO, e sim de ORAÇÃO ADJETIVA EXPLICATIVA!
Aposto explicativo: não há verbo!
Oração adjetiva explicativa: pronome relativo + verbo + vírgula.
-
Ninguém se atentou a informação da frase... O crescimento não é de 18% e sim de 14,77777% !
-
A construção sugerida é um APOSTO FRASEOLÓGICO ("DE FRASE"), não é uma oração adjetiva de jeito nenhum! O erro não está aí. Se se tratasse de oração adjetiva, a construção inteira estaria adjetivando o quê? E qual seria o propósito de "o"?
Há de fato uma oração adjetiva RESTRITIVA DENTRO do aposto: "o (pronome demonstrativo, "aquilo": núcleo do aposto) QUE representa (oração adjetiva restritiva)". Boa parte dos gramáticos silencia sobre essa análise mais completa do aposto fraseológico, preferem tomá-lo pela construção inteira, mas Moura Neves o reduz ao pronome demonstrativo nuclear. Para ela, como "o" é um pronome substantivo (adjetivado), é ele quem faz o papel de aposto, ou pelo menos de núcleo apositivo (minha visão). Mas nada disso está sendo avaliado pelo examinador.
A questão fala explicitamente em INFORMAÇÕES CORRETAS. O crescimento, segundo os números da construção sugerida, seria de 14%, e não de 18% ou mais. É só fazer o cálculo.
-
900/767=1,1734 = 17%. portanto, não mantém corretas as informações do texto.
-
Ao meu ver, duas coisas podem estar erradas:
1 A porcentagem está incorreta(hipótese absurda para matéria de português)
2 Não seria um aposto, e sim uma oração subordinativa adjetiva explicativa, já que teria pronome relativo "que", verbo e explicaria um termo anterior.
Posso estar errado, então me corrijam caso eu esteja
-
no meu entendimento o erro esta somete na palavra superior.
pois em matemática se arredonda para cima