-
equivalencia semantica entre limites e restriçoes.
Quando ha equivalencia semantica o verbo fica no singular.
Por favor me ajudem.
-
"diferença-" ESTABELECIDA ou "entre os limites de ordem sociopragmática" ESTABELECIDOS;
"Valores" CONSTITUTIVOS
por regras convencionais e as restrições que afetam valores mais fundamentais e CONSTITUTIVOS da existência se DILUEM.
Pra mim a correta é a letra "D".
-
Pra mim a resposta também é a letra D.
Porque valores se diluem.
-
Essa questão ficou mal elaborada. (ou complexa demais, não sei)
O gabarito (letra B), quando assume que "os limites" é que são "estabelecidos", entende que o sujeito do verbo DILUIR é a diferença e que tudo que vem depois é apenas complemento, sendo portanto um sujeito simples. Por isso o verbo fica no singular, "dilui".
Só que no meu entender, também fica correto gramaticalmente considerar que "ordem pragmática" pode ser estabelecida por regras convencionais. e assim sendo, o sujeito do verbo diluir seria composto e teria como núcleos: "a diferença entre os limites..." e "as restrições..."
Considerando dessa forma, a alternativa A também fica correta. Para saber qual seria o certo, só sabendo a intenção do autor do texto e pelo trecho que foi transcrito isso fica impossível.
-
caros colegas,
questão complexa, contudo com um pouco de interpretação se chega a resposta. Ora "(...)os limites são estabelecidos( ...) por regras(...)" . Assim, estabelecidos concorda com "os limites". Ao passo que constitutivos concorda com "valores", por fim dilui concorda com a "diferença".
acompanhe a fragmentação:
Frase 1 - Quando a diferença entre X e Y se dilui (correto)
frase X - os limites de ordem sociopragmática estabelecidos por regras (correto)
frase Y - as restrições afetam valores mais fundamentais e constitutivos da existência. (correto)
veja agora a concordância das frases, será que a questão está mau elaborada? ou realmente a banca deu um show de questão nos concurseiros de plantão...
abraços!!!!!!!
-
Para mim, a questão está com o Gabarito ERRADO, pois deveria ser a letra A a alternativa correta. Vamos a minha fundamentação:
1 º) oração>> A sociedade está pronta para a experiência totalitária ( oração principal ).
2º) oração >>Quando a diferença entre os limites de ordem sociopragmática ESTABELECIDA por regras convencionais. ( oração subordinada adverbial temporal) >>>> sujeito do oração: ( quem é que estabelece? resposta - A DIFEREÇA ENTRE OS LIMITES DE ORDEM SOCIOPRAGMÁTICA )
Núcleo do sujeito? resposta - DIFERENÇA. ( portanto estabelecida a diferença ).
3º) oração>> E as restrições se DILUEM ( oração coordenada sindética aditiva ) ( quem é que se dilui? resposta - As retrições e portanto DILUEM concorda com restrições.
4º) oração>> que afetam valores mais fundamentais e constitutivos da existência. ( oração subordinada adjetiva restritiva ). Nesta não houve problema, pois concordei com a resposta.
Abraço!
Quando a diferença entre os limites de ordem sociopragmática estabelecidos por regras convencionais e as restrições que afetam valores mais fundamentais e constitutivos da existência se dilui, a sociedade está pronta para a experiência totalitária.
-
O gabarito (B) está correto:
Estabelecidos - concorda com - os limites
Constitutivos - concorda com - os valores
Dilui - concorda com - a diferença
Ao separar as frases em orações distintas a alternativa (A) parece ser adequado, porém, o contexto das orações juntas não faz sentido já que:
"... a diferença (...) entre os limites (...) e as restrições (...) se DILUI"
-
Por que vocês não simplificam desta maneira, fazendo uma limpeza nos termo acessórios?
Quando a diferença (entre os limites de ordem sociopragmática -------------------por regras convencionais e as restrições que afetam valores mais fundamentais e ------------------da existência) se DILUI, a sociedade está pronta para a experiência totalitária. Isso pode acontecer por via de uma acomodação gradual da liberdade a diversos tipos de controle social, e essa transição muitas vezes é sutil e imperceptível na dinâmica da vida coletiva.
Agora, temos dois trechos:
1) Quando a diferença se DILUI, a sociedade está pronta para a experiência totalitária. Isso pode acontecer por via de uma acomodação gradual da liberdade a diversos tipos de controle social, e essa transição muitas vezes é sutil e imperceptível na dinâmica da vida coletiva.
2) ...entre os limites estabelecidos por regras convencionais e as restrições que afetam valores constitutivos da existência.
Sem os acessórios, fica bem mais fácil compreender que a QUESTÃO ESTÁ COM O GABARITO CORRETÍSSIMO.
-
diferença se dilui
diferenças se diluem
limites são estabelecidos
valores constitutivos
Acho que seja isso. Errei a questão mas depois analisei e consegui entender.
-
se dilui concorda com a diferença
-
O gabarito, B, está absolutamento correto: Os limites estabelecidos/ valores constitutivos/ diferença se dilui.
Esta questão oferece um artifício muito interessante: sem qualquer prejuízo sintático, podemos ter "ordem sociopragmática estabelecida por regras", fazendo com que as escolhas oferecidas para a primeira lacuna não permitam eliminar nenhuma das oções! Como não há opção estabelecida/constitutivos/dilui, não há ambiguidade na questão, isto é, apesar uma delas é correta.
obs.: "A diferença .... " é sujeito e requer mandatoriamente um verbo, que só pode ser o diluir.
-
Questão muito boa! Errei, mas aprendi!
-
Assertiva B
estabelecidos . constitutivos . dilui
Quando a diferença entre os limites de ordem sociopragmática -------------------por regras convencionais e as restrições que afetam valores mais fundamentais e ------------------da existência se-------------------- , a sociedade está pronta para a experiência totalitária. Isso pode acontecer por via de uma acomodação gradual da liberdade a diversos tipos de controle social, e essa transição muitas vezes é sutil e imperceptível na dinâmica da vida coletiva.
-
Em 24/05/21 às 20:54, você respondeu a opção D.
!
Você errou!
Em 15/04/21 às 20:17, você respondeu a opção D.
!
Você errou!
Em 08/01/21 às 00:02, você respondeu a opção D.
!
Você errou!